Tags

, , , , , , ,

O programa de TV com o mesmo nome deste post foi o que me inspirou a começar com esta mania de cupons.

Ver aqueles americanos consumistas pegarem toneladas de mantimentos de graça ou quase de graça, atiçou meu espírito capitalista e antes mesmo de sairmos do Brasil, nossos cupons já estavam chegando no nosso endereço canadense.

A fórmula é simples: preço normal – cupom = preço legal

Porém, pode ser melhor. Quando o produto está em promoção, o produto pode sair de graça se você utilizar um cupom. E, pasmem, com algumas combinações de cupom e cash back, você pode receber dinheiro para levar o produto!

Preço promocional – cupom = preço muito legal!

Cupons

Cupons

Existem diversas formas de economizar.

1. Amostras grátis

A primeira e mais simples são as amostras grátis. Diversos fabricantes oferecem amostras grátis. Basta se cadastrar no site do fabricante ou no facebook da empresa, indicar um email (que, é claro, será condenado ao spam perpétuo), indicar seu endereço e pronto. Você receberá sua amostra grátis em casa. Em geral são versões menores dos produtos originais e acompanham um cupom de desconto do produto em versão normal.

E como você descobre quando e quais empresas estão oferecendo amostras grátis?

A forma mais fácil é se inscrever em um site de coisas grátis. Eles fazem o trabalho pesado e te avisam sempre que uma nova promoção ou amostra estiver no ar. Os que gosto mais são o canadianfreestuff.com e o extremecanadiancoupons.com. Para facilitar ainda mais, você se inscreve nas versões facebook destes sites e eles vão enviando posts com as promoções quentinhas.

Existem também alguns sites que fazem um pacote de amostras grátis com diversos fabricantes de diversos produtos. Aí você pode solicitar este pacote todo de produtos. Às vezes você precisa dar um feedback do produto em troca. Normalmente estes pacotes de produtos são disponibilizados a cada 3 ou 6 meses. O site mais interessante é o samplesource.ca. Veja o que recebi há alguns dias deste site.

Amostras do samplesource

Amostras do samplesource 

2. Cupons

Mas para o dia-a-dia o que você usa mais são os cupons.

Você pode consegui-los de várias maneiras: em jornais, nas embalagens de outros produtos, junto com as amostras que você recebe (item 1) e em sites especializados no assunto ou nos próprios sites dos fabricantes. Você pode ainda resgatar aquela sua cara de pau brasileira e mandar um email para os fabricantes dizendo que você gosta muito dos produtos daquela marca e que você gostaria de saber se existem cupons disponíveis. Aí às vezes eles te mandam cupons “secretos”, que você só consegue desta forma.

Em jornais eu não costumo pegar, pois não compro jornais.

Com as amostras sempre vem um cuponzinho junto. Estes sim, vão para a minha pastinha.

Mas a forma mais fácil de obtê-los é online. Alguns sites oferecem os cupons para envio pelo correio. E você não paga nada. O cupom chega na sua casa em poucos dias, bonitinho, sem nenhum custo. Alguns sites oferecem cupons para serem impressos. É mais rápido, mas você precisa ter uma impressora, claro, e nem todas as lojas aceitam cupons impressos, com receio de fraudes.

Os sites que mais utilizo são:

websaver.ca

save.ca

smartsource.ca

smartcanucks.ca

healthyessentials.ca

brandsaver.ca

gocoupons.ca

websaver

websaver

No caso dos cupons imprimíveis, não vale a pena imprimir todos de uma vez. É melhor imprimir somente quando for utilizá-los, até porque eles têm validade. No caso dos que vêm pelo correio, é sempre bom pedir assim que liberar um novo.

E como utilizá-los?

Basta passar pelo caixa normalmente e no final dar os cupons para o funcionário do caixa. É bom ler bem as condições do cupom, pois podem valer apenas para tamanhos e modelos/sabores específicos dos produtos.

O caixa irá descontar o valor do cupom do total da compra. Normalmente, mesmo que o produto saia de graça, as taxas federal e provincial (que somam 15% aqui no Québec) precisam ser pagas. Porém nem todos os produtos pagam taxas.

Em geral os cupons são limitados a 1 de cada produto por compra, mas esta regra normalmente não é seguida pelas lojas e você consegue passar vários cupons iguais de uma vez.

Existem cupons de valores pequenos ($0,50 num produto de $3, por exemplo). Esses costumam não valer muito a pena, pois normalmente existe outro produto de outra marca que mesmo sem o cupom sai mais barato.

E existem os cupons de valores consideráveis (por exemplo, $4,00 para um produto que normalmente custa $5,00). Esses é que são mais divertidos.

Para ser um cupomaníaco, você precisa seguir três regras principais:

a)    Conhecer e decorar o valor normal médio de cada produto

b)   Acompanhar semanalmente as circulares com as promoções de cada loja (site recomendado: circulaires.com)

c)    Aguardar para utilizar seu cupom na promoção do produto

As três regras são fundamentais. Utilizar seu cupom quando o produto está no preço normal, é uma grande besteira. Quase todo produto entra em uma promoção matadora pelo menos uma vez por mês em pelo menos uma loja. Então aguarde-a!! (A não ser, é claro, que você esteja realmente precisando com urgência do produto. Um papel higiênico, por exemplo. Mas se você for um bom cupomaníaco, terá estoques dos produtos essenciais.)

Quando a promoção chegar, não hesite. Pegue seus cupons e compre tantas unidades quantas forem possíveis. Se a loja limitar a quantidade de unidades por cliente, coloque seu bigode postiço, seu óculos sem grau, sua peruca de carnaval, passe em outro caixa e compre mais!

Outra dica é ter uma pastinha para organizar seus cupons. Você pode organizá-los por tipo (alimentos, cosméticos, bebidas, etc), por fabricante (Nestlé, Nivea, etc), por data de vencimento ou como achar melhor. Eu prefiro organizar por tipo. Minha pastinha está dividida em: alimentos, bebidas, cosméticos, giletes e absorventes, maquilagens, higiene, Julie (nossa gata), limpeza, remédios e diversos.

Pasta de Cupons

Pasta de Cupons

É bom estar atendo às datas de vencimento.

Se um bom cupom estiver perto de vencer e você ainda não o utilizou, talvez valha a pena utilizá-lo, mesmo se o produto não estiver em promoção. Você decidirá conforme a importância daquele produto, valor do cupom, quantidade de cupons iguais que você tem, etc.

Seguindo estas dicas, você turbinará seus cupons e fará compras incríveis.

Veja alguns exemplos muito bons de produtos que peguei quase de graça:

Pacote com 6 papéis-toalha:

–       preço normal: $4,00

–       promoção: $2,79

–       cupom: $2,00

–       preço pago: $0,79 por 6 rolos! 80% de desconto

Pasta de dente branqueadora:

–       preço normal: $3,79

–       promoção: 3 por $ 5,00

–       cupom: $4,50 na compra de 3

–       preço pago: $0,50 por 3 pastas! 96% de desconto

Caixa com 100 aspirinas:

–       preço normal: $6,00

–       promoção: $4,99

–       cupom: $4,00

–       preço pago: $0,99! 84% de desconto

Pacote com 16 rolos de papel higiênico folha dupla:

–       preço normal: $5,00

–       promoção: $3,79

–       cupom: $2,00

–       preço pago: $1,79! 74% de desconto

Kit de comida Mexicana:

–       preço normal: $5,00

–       promoção: $3,49

–       cupom + cash back: $3,00

–       preço pago: $0,49! 90% de desconto

Estes foram só alguns exemplos. Mas quase tudo que compro, compro com cupom.

Como já disse, melhor que isso é quando o valor do produto é igual ou menor que o do cupom. O produto sai de graça. Alguns cupons já oferecem o produto grátis, independente do preço.

Algumas coisas que já peguei de graça: escovas de dente colgate, escovas de dente Reach, pacotes de frios (presunto, peito de peru), sorvete 2 litros, iogurte, cereal, sopa pronta em caixinha, balde de areia para gato (7kg), ração de gato (2kg), suco concentrado, pizza, tintura de cabelo e outros que não me lembro agora. Nada mal, considerando que estamos há menos de 2 meses no Canadá!

Abaixo uma foto do nosso estoque atual de produtos de higiene pessoal.

Estoque - produtos de higiene pessoal

Estoque – produtos de higiene pessoal

3. Cash-back

Existem alguns aplicativos para iphone que oferecem dinheiro de volta quando você compra determinados produtos ou faz uma compra de um valor x ou ainda se compra com um cartão de crédito y.

Não sei bem quem paga esta conta, só sei que aproveito essas oportunidades também.

São 4 aplicativos disponíveis aqui no Canadá: SnapSaves, CartSmart, Save.ca e Checkout 51.

Como funciona: o aplicativo disponibiliza uma lista de produtos e o valor que eles pagam de volta se você comprar um ou mais destes produtos. Você então compra o produto na loja (use os seus cupons também!), abre o aplicativo, tira uma foto do recibo, indica qual produto da lista está naquele recibo e o aplicativo reconhece o produto na nota e te paga um valor de volta, geralmente $1,00.

SnapSaves

SnapSaves

O mais legal é que você ainda pode combinar com os seus cupons, para melhorar ainda mais o valor final da compra, como no exemplo da comida Mexicana (item 2).

Outra coisa legal é que se o cash back for maior que o valor do produto, não tem problema!! Eles te pagam o valor prometido! Esta é a parte mais divertida, pois muitas vezes você acabará recebendo dinheiro para comprar um produto.

Alguns casos interessantes que peguei:

Tempero em creme da Philadelphia:

–       preço normal: $5,00

–       promoção: $2,49

–       cash back: $4,00

–       Resultado: Ganhei $1,51 + o produto de graça!

Sopa pronta em caixinha:

–       preço normal: $3,00

–       promoção: $2,00

–       cash back: $2,00

–       Resultado: produto de graça!

Suco concentrado Dasani:

–       preço normal: $3,99

–       promoção na prateleira: $2,99

–       porém, na hora de passar no caixa, o preço estava $3,99, diferente da prateleira. Em casos assim, geralmente a loja te dá o produto de graça. Portanto, preço final: $0

–       cash back: $1,00

–       Resultado: Ganhei $1,00 + o produto de graça!

Mas na maioria dos casos você combina um cupom com um cash back e o produto sai a um preço insignificante.

Bom, estas foram as dicas para você se tornar um cupom maníaco e aproveitar tudo o que o capitalismo tem de bom a oferecer!

Espero que tenham gostado. Agora… je vais magasiner!

Au revoir!