A Alice, uma nova leitora do nosso blog, tem feito interessantes perguntas sobre as casas canadenses. Isto me deu uma ideia de fazer uma série de posts sobre algumas particularidades das casas no Canadá, já que elas são bem diferentes das casas brasileiras.

 

Hoje vou falar da água.

A primeira grande diferença em relação a uma casa brasileira é que no Canadá as casas não têm caixa d’água! Pois é, não têm!

E não tem nada para armazenar água? Não.

E não falta água? Aqui em casa nunca faltou.

Existe gente que compra uns barris de armazenagem de água da chuva. Mas isto é apenas por uma questão ecológica.

Barril para armazenamento de água da chuva

Barril para armazenamento de água da chuva

Aliás, nem conta de água não pagamos por aqui. É cobrada apenas uma taxa anual junto com o imposto municipal.

A água que sai da torneira é 100% potável. Inclusive aqui nem existem aqueles filtros de parede ou os velhos filtros de barro, comuns no Brasil.

Algumas pessoas preferem filtrar a água, até porque se o encanamento da casa for antigo, sabe-se lá o que sai junto com a água né. Mas os filtros que se utilizam por aqui são uns que ficam embutidos na garrafa de água. Assim:

garrafa com filtro

garrafa com filtro

Por falar em encanamento, hoje em dia as casas canadenses utilizam canos de PEX – polietileno flexível, um material que nem sei se existe no Brasil. Cano de cobre acho que nem se utiliza mais e os de PVC são utilizados para esgoto (que eles chamam aqui de “água usada”).

canos passam pelo teto e paredes, atravessando as vigas de madeira

canos passam pelo teto e paredes, atravessando as vigas de madeira

 

Uma coisa que sempre me deixou intrigado é como que a água chega invariavelmente líquida na torneira quando lá fora está -40 graus?? Como ela não congela no meio do caminho?

Na verdade, os canos da rede de abastecimento são enterrados a uma profundidade tal que a terra forma um bom isolante térmico, impedindo que o cano congele. Porém, ela pode sim, congelar dentro de casa. Por isso, é importante sempre deixar o aquecimento ligado a pelo menos 15 graus, mesmo que não tenha ninguém em casa.

Bom, a água não chega congelada no inverno, mas chega muuuuuuito gelada! Por isso, qualquer casa canadense tem água quente em todas as torneiras internas. E como é o aquecimento da água?

Praticamente todas as casas e apartamentos utilizam um aquecedor elétrico com um reservatório, em formato cilíndrico, que pode ser de 30, 40 ou 60 galões. A água dentro dele é mantida sempre quente e abastece a casa inteira. Da lava-louça ao chuveiro. Por isso, se muitas pessoas na casa forem tomar banho ao mesmo tempo ou em sequência, pode faltar água quente. Aí é preciso aguardar uns 15 ou 20 minutos para que o reservatório encha e esquente novamente. Então é importante que casas com muitas pessoas tenham aquecedores grandes.

Esses aquecedores geralmente ficam no porão e são assim:

aquecedores de água com reservatório

aquecedores de água com reservatório

É comum, depois de uns 10 anos de uso, esses aquecedores começarem a vazar da noite pro dia e inundarem a casa inteira.

E por falar em inundar, aqui não se lava o chão da casa com água, nem na cozinha, nem nos banheiros! Como já contei no post Banheiros, aqui não existe ralo no chão!

Uma coisa doida que só fui descobrir quando compramos nossa casa, é que as residências daqui possuem uns canos subterrâneos em volta da casa inteira que coletam a água da chuva e do derretimento da neve. Esta água é então levada para dentro da casa, no porão, entra numa caixa de coleta e é bombeada para a rede de esgoto. Então toda casa tem uma bomba no porão para isto. O objetivo é evitar o acúmulo de água no solo ao redor da casa, o que pode causar infiltrações e danos às fundações da casa. Interessante isso. Só nunca entendi porque esta água é levada para dentro da casa e não bombeada lá fora mesmo.

Como disse acima, não há uma conta mensal de água, mas nem por isso se pode desperdiçar. Irrigação de gramado e lavagem de carro têm dia é horários certos, não se pode usar água para estes fins em qualquer dia e qualquer hora.

Até o próximo post!

Veja também:

Casas Canadenses – Equipamentos

Anúncios