Sobre

Márcio

Biografia: Meu nome é Márcio. Sou brasileiro mas moro atualmente em Montreal, no Canadá. Para contar um pouco de como é a vida aqui, criei o blog Canadá Segundo os Brasileiros. Ao contrário de outros blogs, o meu não procura falar de processos de imigração, vistos e coisas assim. O objetivo do Canadá Segundo os Brasileiros é contar o dia-a-dia de um casal brasileiro no Canadá, uma terra tão particular e diferente. Nossos sentimentos, descobertas, adaptação, dificuldades e como enfrentamos tudo isso e sobrevivemos! 🙂 Espero que gostem dos posts e deixem seus comentários ou perguntas. Eles serão muito bem-vindos! Obrigado pela visita! 🙂

Ver perfil completo

 

52 opiniões sobre “Sobre”

  1. Bonjour, je suis brésilien comme toi (je te tutorai car nous sommes du Brésil et nous n’avons pas ce problème-là, Rss), et aussi j’ai envie d’aller au Quebec comme immigrant!
    C’est vraiment plaisant de lire tes messages ; elles nous donnent vraiment l’idée de comme ça se passe aux landes froides !
    Est qu’on peut utiliser un canal de communication pour qu’on puisse échange d’infos, un courriel électronique par exemple . (Bien, échanger n’est pas bien le mot, car moi j’ai très peu à raconter). Quand même peux-je t’écrire au bon et vieux français ? C’est parce que moi j’ai déjà habité en France pendant une année, durant mon Bac, et cette belle langue me manque.
    Enfin c’est ça, je vous remercie d’écrire si régulièrement au blog et bonne chance à nous et à tous que veuille un changement de vie !
    À plus !

    • Salut Heitor. Oui, pas de problème. Tu peux me demander n’importe quoi, ça me fait plaisir. Tu peux m’écrire ici, au site web. Je réponds à tous les commentaires. Et, oui, tu peux m’écrire en français! À bientôt!

  2. Oi Márcio! Tenho uma
    Amiga brasileira tbm que mora
    Há 3 anos em Montreal. Ela tem
    Me chamado p ir. Tenho muitas dúvidas cmo
    Todo mundo. Quero ir p fazer inglês. Visto de turista, consigo p fazer pelo
    Menos por um ano a língua? Preciso trabalhar tbm… E sei q nada na minha formação (Direito), mas algum restaurante ou como babá.. Sei lá… Meus planos eh ir semestre q vem… Aguardo seu retorno. Obrigada!!

    • Oi Paula. Com visto de turista vc só consegue estudar por até 6 meses. Mais que isto, vc precisa tirar visto de estudante, o que não é nada complicado também. Mas aí vc não pode trabalhar. É proibido. Se vc quiser estudar e trabalhar, aí vc precisa fazer um college ou universidade. Aí vc pode trabalhar até 20 horas por semana. Boa sorte!

  3. Marcio, muito bom seu site, muito bem construido e muito direto, parabéns!
    well, eu e minha noiva estamos passando pelo dilema de deixar ou não o Brasil.
    Estamos considerando fortemente o Canadá. No entanto temos algumas considerações, por já ter carreira no Brasil (ainda que totalmente sem prespectiva de avanço, e dai vem a motivação de sair do Brasil, alem dos classicos falta de segurança, falta de acesso a cultura e ensino de ponta, infra, etc, etc).

    Já morei na Alemanha e na China, falo inglês e mandarim, ambos fluentes. Temos uma grana guardada e dada as condições de imigração para a Canada, tenho considerado fazer um college., Mas dai vem a duvida:

    1- Como é a questao de emprego depois de ter um diploma de college nas mãos?
    2- Quanto é preciso para viver nesse periodo até que eu possa efetivamente me formar e trabalhar?
    3- Ainda vale a pena ir para a o Canadá? Qual provincia?
    4- Temos considerado ir para Toronto, mas como é a cidade mais populosa, como vc vê a questao de custo de vida e emprego?
    Desculpe por tantas perguntas, mas como vc deve imaginar (e ja ter passado por isso), é um grande mudança que estamos tomando.

    espero podem contar com sua ajuda

    • Oi Aldenizio. Obrigado!
      Entendo seus dilemas pois passei pelos mesmos. Eu também tinha uma carreira no Brasil, muito boa, modéstia à parte. Mas larguei. Foi fácil? Não. Mas passamos 3 anos nos preparando.
      Bom, vamos às suas perguntas.
      1. O college é uma meia faculdade. Para completar a formação, vc precisa ir para a universidade. Com relação a emprego, depende da área de formação. Engenharia e TI por exemplo: emprego rápido e bom. Outras como jornalismo, por exemplo, boa sorte. Essa é a realidade. Não adianta pensar que todas as áreas são boas aqui.
      2. Custo de vida é uma questão muuuito relativa. Depende muito da cidade, do seu estilo de vida, etc. Aqui em Montréal é um dos lugares mais baratos. Em outras cidades, pode ser muito mais caro, muito mesmo. Veja o meu post “Despesas de Imigrante”.
      3. Depende do que vc quer dizer com “vale a pena”. O que vc espera encontrar?
      4. Toronto é mais cara que Montréal, por exemplo. É uma cidade grande. Mais emprego, mas mais concorrência. Por outro lado, se você fala bem o inglês, já é um grande passo em Toronto. Aqui no Québec, além do inglês, vc precisaria ter o francês.
      O importante é não se iludir achando que tudo aqui é perfeito e todas as profissões são boas, com muitos empregos e pagam bem. Isso não existe. Uma profissão ruim no Brasil, normalmente também é ruim aqui. A vantagem é que aqui o salário mínimo é 1700 dólares. Então qualquer emprego em período integral cobrirá suas despesas básicas. Por outro lado, um cargo que no Brasil paga 20 salários mínimos, nunca pagará 20 salários mínimos aqui. Isto porque a distribuição da renda é mais igual. A diferença entre os salários não é tão grande como no Brasil.
      Bom, espero ter ajudado. Caso tenha mais dúvidas, pode escrever. Dê uma passeada pelo blog. A maior parte das suas questões já foram abordadas em algum momento :).
      Abraço e boa sorte!

  4. Márcio, antes de mais nada, muito obrigado pelas respostas. Conversei com outras pessoas e notei notei 1- total desinteresse de passar um pouquinho do aprendido com outro brasileiro, 2- Romantismo de quem sai do Brasil a primeira vez.

    Tenho diploma de Comercio exterior e MBA pela FGV na área, sabe um pouco de como esta a situação desse tipo de business por ai? A intenção do college é somente para dar o start no processo de imigração, não sei se é a escolha mais sensata.
    Outro ponto é sobre a localização, nõa sei qual seria a provincia ideal para o meu perfil profissional.

    Sou muito tranquilo quanto a vida, não tenho vida de luxo aqui, mas posso ter oq quero sabe? Tenho uma carreira estabelecida, mas com poucas oportunidades no horizonte, sair do Brasil é unica e exclusivamente por causa da segurança, e falta de retorno nos impostos que pagamos. O custo de vida aqui esta ficando impossivel e os empregos sucateados

    Vc mencionou um ponto o qual eu estou considerando, que seria mudar de área, dai a pergunta, qual a empregabilidade que terei tendo um diploma de college nas mãos?

    Cara muito obrigado pela atençnao, e me desculpe pela enchorrada de perguntas, acho que vc já deve ter respondido a elas diversas vezes

    abs

    • Olha, eu recomendaria a vc fazer um curso em outra área sim. Não sei detalhes do mercado de trabalho para a sua atual área de formação, mas se vc fizer algo diferente, vc abrirá o leque de oportunidades. Fazer mais do mesmo, considero jogar dinheiro fora. Só recomendo não escolher uma área pior, como comunicação, jornalismo ou qualquer área de ciências humanas. Normalmente os melhores mercados são os de ciências exatas e saúde.
      Para não errar no tiro, veja no site immigration Canada quais as profissões que eles procuram. São essas que estão em alta. E normalmente não mudam, estão sempre em alta. Então já que é para arriscar uma reviravolta, escolha o caminho certo. E minha recomendação é escolher uma destas áreas.
      Realmente o custo de vida no Brasil está altíssimo. Aqui em Montreal o custo de vida é bem mais baixo que em São Paulo, onde eu morava. Em Toronto ou Ottawa eu diria que é parecido com SP. Em Vancouver, certamente é mais caro.
      Os mercados de trabalho são parecidos nas principais cidades, salvo algumas características típicas de algumas regiões.
      Aqui em Montréal por exemplo, as áreas de TI, engenharia aeronáutica e games são muito fortes.
      Em Calgary ou Edmonton, o Petróleo é que manda.
      Mas normalmente áreas de TI, Engenharia e saúde são boas em qualquer lugar.
      Um abraço

  5. anderson pfeng disse:

    Boa tarde Marcio, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog…
    Acompanhar as suas experiencias é muito esclarecedor e me ajuda a firmar cada vez mais a ideia de imigrar.
    Bom sou estudante de Eng. Civil, me formo em 2016. Já possuo bacharelado em Administração de Empresas. O que eu quero te perguntar é sobre o mercado de trabalho para engenheiros no Canada. Você tem alguma informação do tipo? Algum site que possa indicar para eu pesquisar?
    Ademais preciso saber também referente área em que minha esposa atua, ela é bacharel/licenciada em Ed. Física. Como seria o mercado de trabalho?
    Não me estendendo, mais uma pergunta. Você imigrou com oferta de emprego na sua área, sem oferta de emprego, como foi??

    • Oi Anderson. Que bom que está gostando! Engenharia é sempre uma boa área, tanto no Brasil quanto no Canadá. E posso dizer pois sou engenheiro, hehehe. No caso da engenharia civil, tem um pequeno obstáculo aqui, que é a Ordem dos Engenheiros. Na sua área, é bem provável que vc vá precisar. E o processo para obter sua licença é longo. Pode demorar um ano ou mais. Nem sempre as empresas exigem. Depende do cargo.
      Os melhores sites para procurar emprego são o Monster e o Workopolis. Ou nos próprios sites de empresas. Também vale a pena ter seu Linkedin atualizado.
      Para educação física eu não conheço nada do mercado. Infelizmente não consigo te ajudar.
      Nós imigramos na cara e coragem, sem nenhuma oferta de emprego. Largamos nossos (bons) empregos no Brasil e viemos. Não foi fácil, mas estávamos decididos e viemos. Importante saber que mesmo para engenharia, que é uma área boa, as empresas não vão correr atrás de vc. Vc precisará sim mandar muito currículo, fazer entrevistas, etc. E se vier aqui para Montréal, é bom saber inglês e francês. Dá uma lida nos meus posts sobre procura de emprego.
      Abraço!

  6. Oi Marcio!
    Primeiro parabéns pelo site, muito bacana!!
    Queria tirar um duvida… em Montreal o pessoal fala mais inglês ou francês?? Se puder tb informar teu e-mail ia adorar… pois tenho mais algumas duvidas..heheh Abraços!!

    • Oi Melissa.
      Que bom que está gostando!
      Em Montréal se falam ambas as línguas quase que por igual. Porém, existem bairros mais anglofônicos e bairros mais francofônicos. Existem universidades francofônicas e outras anglo. Empresas mais anglo e empresas mais franco. E por aí vai. Mas no comércio normalmente todo mundo fala as duas línguas.
      Meu email é marciomf@hotmail.com
      😉

  7. Olá Marcio, adorei o site, muito interessante mesmo…obrigada pela bela oportunidade de conhecer mais sobre o Canadá pelo seu olhar. Abraços.

  8. Olá Márcio achei seu blog e gostei bastante, parabéns. Me chamo Leonardo, tenho 38 anos sou formado em TI e pos graduado em Administração de Empresas, sou casado e tenho um filho de 2 anos, atualmente vivemos em SP, temos uma vida boa, casa prórpria, carro bom, meu filho estuda em escola particular em periodo integral, não posso reclamar. Estamos querendo viver em um lugar mais justo e um opção de pesquisa foi o Canadá, um conhecido informou que o salário médio na área de TI em Montreal é de cerca de 80 Mil anual, consigo manter um padrão de vida compátivel ai, ex: morar em um apartamento com pelo menos 2 quartos, ter um carro de porte médio, pagar TV a cabo e internet, pode me indicar ou dar dicas de estimar qual será meu custo fixo mensal? Obrigado

    • Oi Leonardo. Obrigado! Dá sim. 80 mil é um bom salário. Você poderá manter um padrão de vida semelhante ao que tem no Brasil ou melhor. Aqui seu filho pode estudar de graça numa escola de qualidade. Isto já faz toda a diferença no orçamento. Habitação terá um custo semelhante ou até mais baixo que em SP. Eu sei bem pq sou de SP também. Carro é bem mais barato aqui. E serviços de telecom depende… planos mais básicos costumam ser mais caros que no Brasil, mas planos mais completos são mais baratos. Veja neste post uma idéia de despesas do dia-a-dia: http://wp.me/p3VCXd-3j . Abraço!

  9. Marcio,
    Boa tarde!

    Estou muito interessado em mudar para o Canada para trabalhar, acabei de me formar em Engenharia Mecatrônica , ainda não tenho experiência na área e não estou trabalhando na área. Falo inglês avançado e francês intermediário. É difícil conseguir emprego não tendo experiência na área?
    O que preciso fazer?
    Abraços

    • Oi Gabriel. Para ser honesto, sim, é difícil. Não é impossível, mas é complicado. Eu sugeriria a você dar uma pensada na possibilidade de fazer um mestrado aqui. É a forma mais rápida e fácil de vc vir, vc pode trabalhar ao mesmo tempo, pratica as duas língua e quando terminar vc estará pronto para entrar no mercado canadense. No seu lugar, eu faria isso, pelo menos agora que sei como as coisas funcionam. Abraço e boa sorte!

  10. José Tambasco disse:

    Márcio, tudo bem!

    Minha idade (57 anos) já não pontua para imigração para Quebec, fiquei chateado pois estava para iniciar o curso intensivo de francês no École , aqui na cidade do RJ.

    Diante dos problemas sociais aqui no Brasil, falta de segurança e etc. Eu e minha esposa gostariamos de fixar residência em Montreal ou Laval, de modo matricularmos na escola pública nossas filhas gêmeas de 11 anos,

    No início deste ano visitamos a cidade de Montreal e Laval.

    Pergunto:

    Eu e minhas filhas temos a cidadania italiana. Isso facilita em obter algum tipo de visto que permita aplicar este objetivo?

    A facilidade que estou me referindo é que para imigrar para os EUA eu tenho direito ao visto E2, que seria para investidor de pais que os EUA tem convênio, e para este tipo de visto o valor a ser investido para abrir um negócio é de US$ 75.000 a US$ 150.000, podendo renovar a cada 2 anos.

    Será que existe algo parecido com a política de imigração dos EUA?

    Um abraço e obrigado pelas informações deste blog.

    • Oi José Tambasco.
      Esses processos mudam sempre. Não sei se hoje existe alguma facilidade para cidadãos europeus. Mas na época que comecei nosso processo, cheguei a pesquisar sobre isso, pois tenho cidadania portuguesa. Mas não havia nada muito mais fácil não.
      No seu caso, acho que o caminho mais fácil e rápido seria fazer um curso num college ou universidade. Em 6 meses vcs poderiam já estar aqui com um visto de trabalho para vc e sua esposa, válido pelo período do curso. E suas filhas têm direito a estudar nas escolas públicas daqui. É o que muita gente está fazendo.
      O ideal é fazer um curso longo, de uns 3 anos, para a duração do seu visto ser maior. E depois, quando estiver perto do final, você poderá pedir a residência permanente. Teoricamente, é mais fácil conseguir depois que vc já está morando aqui (legalmente), trabalhando, etc. Recomendo fortemente este caminho.
      Não precisa que vcs 2 façam o curso. Basta que um dos 2 faça. O que estiver estudando poderá trabalhar até 20h por semana e o cônjuge, 40h.
      Dá uma pesquisada sobre isso.
      Abraço e boa sorte!

      • José Tambasco disse:

        Marcio.

        Grato pela rápida resposta e vou estudar essa possibilidade.

        Você saberia dizer o valor de um curso num college? Recomendaria Montreal ou Laval?

        Mais uma vez obrigado.

      • Não sei precisamente, mas varia entre 5 e 20 mil por semestre. Existem agências que podem te auxiliar com o processo e informações.
        Vc não vai achar muitos colleges ou universidades em Laval. O ideal é fazer em Montreal. Para morar, aí depende do que vc prefere. Estar perto de tudo, do metrô, etc, ou estar no subúrbio, que é mais onde as jovens famílias moram. Na verdade, o ideal é vc escolher onde vai morar depois que souber onde vai estudar, se esta for sua opção. A ilha de Montreal é muito grande. Não vale a pena morar numa ponta e trabalhar/estudar na outra.

  11. Olá Márcio, amei teu blog! Estou fazendo um trabalho sobre o Canadá e teu site está me ajudando muito. Já até me inscrevi para receber notificação daqui. Beijos, boa sorte neste frio (se bem que é maio, deve estar calor aí) 🙂

    • Oi Scarlet. Que bom que gostou! Pois é, o frio já foi embora, ainda bem. O negócio é aproveitar o calor porque não dura muito. Beijos

  12. Oi Marcio, tenho lido os seus posts mais recentes, e o interesse continua. Parabéns.

    Tenho algumas perguntas: 1) tu tens algum post antigo que fale sobre o processo de visto de trabalho permanente, com detalhes de como funciona, tempo que leva e etc? 2)tem conhecimento de algum site sobre empregos no Canada, além dos tradicionais Linkedin e afins?

    • Oi Fernando. Obrigado pelo apoio!
      Não costumo escrever sobre processo de imigração pois muitos blogs já falam sobre isso e estes processos sempre mudam. Eu me concentro em escrever sobre os costumes, o dia-a-dia e as dificuldades dos imigrantes que já estão aqui.
      Site de empregos tem o Monster, o Workopolis, o Emploi Québec, Quebec en tête. São os principais.
      Abraço

  13. Oi Marcio! Sabe me dizer as maiores diferenças de Montreal/Toronto para Vancouver por exemplo? Onde acha que é mais fácil de conseguir algum emprego temporário? O melhor é já estar ai e ir em agencia ou direto nos estabelecimentos/empresas?
    Que tipo de documentação é exigida? E sobre estadia, o que recomenda? Seria apenas um período de 1/2 meses… inclusive se puder indicar alguma agencia quem sabe facilite… Obrigada e parabéns pelo site!

    • Oi Melissa. Obrigado! Suas perguntas são um pouco genéricas. Diferença em que sentido? Vc vem com que visto? Pois se vai ficar 1 a 2 meses só com visto de turista, vc não pode trabalhar em lugar nenhum. Ninguém vai te contratar pois é ilegal. Se é este o seu caso, o melhor a fazer é procurar aí no Brasil uma agência de empregos temporários (em estação de esqui ou como babá por exemplo). Não tenho nenhuma para recomendar, mas no Google vc achará com certeza. Boa sorte!

  14. Oi Márcio, tudo bem? Acabei de encontrar o seu blog, achei um máximo, parabéns!!!

    Bom eu e meu marido vamos passar férias em Montreal em outubro/2016, mas nos últimos meses com essa crise no Brasil estamos avaliando sair do país. O Canadá sempre foi uma opção por conta das boas histórias sobre a qualidade de vida. Tenho uma filha de 1 ano e penso muito no futuro dela.
    Meu marido está tentando algumas vagas de emprego através de multinacionais que ele já conhece e indicações. Ele é da área de TI e eu sou da área comercial e administrativa. Somos formados já, ele fala inglês, mas precisa praticar. Eu não falo nada. O que você sugere?

    Começamos a pesquisar agora, estamos conversando com algumas pessoas, calculando quanto precisaríamos para nos sustentar um tempo ai, etc.

    Se puder dar um help, agradeço!

    Até!

    • Oi Núbia, que bom que gostou do blog!
      Bom, o que eu sugiro é começar um curso de inglês desde já. Tanto vc quanto seu marido. Quanto mais vcs souberem melhor. A gente nunca tem um nível ideal antes de imigrar. Às vezes a gente pensa que tem o suficiente mas não tem.
      Outra sugestão é pesquisar no site do Immigration Canada qual o melhor processo de imigração para vcs.
      E finalmente, claro, começar a juntar dinheiro desde já. Isto também nunca é demais. 😉
      Vasculhe no blog que vc achará muitas informações sobre a vida por aqui.
      Boa sorte!

  15. Olá Marcio.

    Espero que esteja tudo bem.

    Conheci seu blog hoje e aproveito para parabenizá-lo por compartilhar informações conosco.
    Estamos indo para Montreal em Junho/2016. Minha esposa vai estudar frances e depois o college.
    Sempre moramos em casa, temos dois filhos menores de 5 anos.
    Nós realmente queremos morar em uma casa logo neste primeiro ano e usarmos transporte público para ir à montreal (onde fica a escola de idioma e o college). Vimos que o que teremos que fazer é comprar um carro para poder ir até a estação mais próxima e de lá pegar o metro e/ou trem.
    A minha maior preocupação e por isto gostaria de o seu feedback é a respeito da manutenção de uma casa (vi seu post sobre o gramado). Tenho receio em ter que gastar muito tempo, dinheiro e principalmente ser multado por não ter feito algo que era obrigatório, por exemplo, tirar a neve dia sim/ dia não, é um exemplo ridículo mas é apenas para te passar uma melhor impressão de quais são meus receios. Você acha que faz sentido minha preocupação?

    Forte Abraço

    • Oi Peterson. Obrigado!!
      Sua preocupação não apenas faz todo o sentido como é extremamente importante no planejamento financeiro. Aqui as coisas são bem diferentes do Brasil em se tratando de imóvel, especialmente casa. É verdade que tem muita manutenção que não precisamos fazer no Brasil ou que no Brasil é mais barato. Então sua preocupação é super válida. Tão válida que acho que vale um post só sobre isso! Prometo fazer um nas próximas semanas.
      Se vcs querem morar fora de Montréal, saiba também que vcs podem pegar o trem que tem um alcance bem maior que o metrô e te deixa no centro da Montréal, ou em alguma estação de metrô. Veja o site: https://www.amt.qc.ca para conhecer as linhas de trem. Vai ajudar na escolha da cidade ideal para vcs.
      Um abraço!

  16. Olá, decidi estudar música em Montreal. Vc tem alguma dica para me dar para ir da melhor forma possível para aí?

    • Olá. Imagino que vc esteja falando de curso superior. Então vc tem que procurar um college ou universidade, aplicar e, se aceita, pedir seu visto de estudante.

  17. Leonardo Glatz disse:

    Ola Marcio, tudo bem?

    Primeiramente, gostaria de agradecer pelo blog, são muitas informações úteis e até infromações “Fúteis”, mas que são tão legais de serem lidas quando as “úteis”, adorei os postos sobre comidas típicas e manias Canadenses! Tem muita informação bacana mesmo…

    Agora, se você puder me ajudar, gostaria de tirar uma dúvida. Sou Engenheiro no Brasil, e trabalho no departmento de Compras de uma montadora, aos sábados eu trablaho como tatuador (Trabalho que eu preciso ter por necessidade financeira vs trabalho que eu realmente amo).

    Minha maior dúvida é; como eu começo o processo de imigração? Eu quero ir para o Canada para ser 100% tatuador, até entrei em contato com estúdios de tatuagem e eles gostaram do meu trabalho e disseram que quando eu chegar no canada eu posso ir pracura-los que terei “vaga garantida”. Porém, eu não sei como o tatuador é visto no mercado de trablaho canadense, é um “self emplyed” como no Brasil?
    Estou em dúvida, pois posso iniciar o processo como “Self-Emplyed Artist” ou como graduado em Engenharia.

    Abraços

    • Oi Leonardo. Que bom que vc gosta do blog! Se vc é engenheiro, recomendo fortemente que vc siga o processo de Skilled Worker. Engenharia é uma das áreas mais aceitas no processo de imigração de trabalhadores qualificados. Então é certamente o caminho mais garantido.
      Aí, chegando aqui com a sua residência permanente, vc pode trabalhar como tatuador, não é obrigado a trabalhar como engenheiro. Informe-se se vc precisará de alguma licença para trabalhar como tatuador.
      Acho que vc poderia seguir o processo de Self-Employed como Tatuador também, mas acho um caminho mais difícil, pois não é a sua profissão principal hoje e eles exigem bastante experiência e $ a investir.
      Espero ter ajudado.
      Abraço

  18. Olá,
    Estou lendo seu blog e tem muita informação muito interessante, parabéns! Eu tenho uma dúvida, não sei se você consegue me ajudar!
    Estou planejando estudar no Canadian College of Naturopathic Medicine, ir com minha esposa, assim nos dois podemos trabalhar para ajudar a nos sustentar. Só tenho uma dúvida que li em vários lugares mas não achei resposta.
    Eu preciso comprovar fundos para os 4 anos do curso ou só do primeiro ano? Eu vi que é cerca de 1.000 dólares canadenses por mês, somado ao custo do college, pra juntar a grana pros 4 anos eu levaria muito tempo! Você sabe me ajudar?

    • Oi Bruno. Obrigado!
      Infelizmente não sou especialista em processo de imigração para te responder. Tenho impressão que a exigência é para um ano, mas o ideal é você procurar esta informação no site do CIC ou dar uma perguntada para uma dessas agências que ajudam em processos de estudantes.
      Um abraço!
      Marcio

  19. Ei, que blog maravilhoso! Ter detalhes do seu cotidiano aí no país nos da dimensão das coisas.

    Estou fazendo Engenharia Civil, e pretendo ir pro Canadá quando me formar, para fazer uma pós ou um mestrado. É difícil e caro estudar ai? Enquanto estudo eu conseguiria trabalhar legalmente?

    Meu namorado pretende ir junto, ele é operador de escavadeira, você tem alguma informação dessa área? Será que ele consegue um bom salário neste trabalho?

    Agradeço desde já pela atenção.

    Abraços!

    • Oi Mayne. Obrigado!
      Difícil não é. Caro, depende do que vc acha caro. Sim, vc consegue estudar e trabalhar. É permitido, dependendo do seu visto. Mas o melhor é vc consultar uma agência de intercâmbio.
      Para o seu marido, acho que é uma boa área aqui sim, principalmente para quem trabalha em construção ou remoção de neve.
      Abraços

  20. MAYNE JAMES disse:

    Ei Márcio! Você já tem algum post relacionado à sua busca de emprego no país, como foi sua adaptação?

  21. Amei o seu tópico. Sempre viito aqui parra me informar.

    Já compartilhei no g+ e os meus ccontatos estão amando.
    Ótimo trabalho!

  22. Obrigado por por escrever este artigo impressionante.

    Eu já sou um leitor de muito tempo, mas nunca fui obrigado a deixar um comentário.
    Me no seu blog e compartilhei no meu Twitter.
    Mais uma vez obrigado por este excelente artigo !

  23. Oi Márcio!
    Espero que esteja bem. Seu blog é muito legal!
    Pretendo me mudar para o Canadá após me formar para fazer mestrado e doutorado e pretendo também continuar trabalhando no país. Seu blog esta me ajudando muito, pois ainda estou pesquisando sobre as cidades, e qual seria melhor e decidindo se realmente esse é o país que quero trabalhar. Seu blog tem contribuído com muitos pontos positivos. Aprender sobre o estilo de vida, costumes, comidas é muito legal. Principalmente na visão de um brasileiro.

    Bom, parabéns! Seu blog é muito interessante.
    Abraços!

  24. adrenacast disse:

    Ola meu nome e Joao, sou estudante de Sistema de Informação e tenho o sonho de apos me formar em breve, criar uma experiencia para somente para poder me mudar para o Canadá, e o sonho da minha vida, você sabe se o mercado para programador ai no Canadá ainda e boa? Seria meu maior sonho. Muito obrigado por compartilhar suas experiencias, ja fiz uma Maratona do seu blog assim que descobri. Um forte Abraço.

  25. adrenacast disse:

    Ola meu nome e Joao, sou estudante de Sistema de Informação e tenho o sonho de apos me formar em breve, criar uma experiencia para somente para poder me mudar para o Canadá, e o sonho da minha vida, você sabe se o mercado para programador ai no Canadá ainda e boa? Seria meu maior sonho. Muito obrigado por compartilhar suas experiencias, ja fiz uma Maratona do seu blog assim que descobri. Um forte Abraço.

    O seu comentário aguarda moderação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s