Tags

, , , , , , , ,

Está aí um assunto que ainda não abordei no blog: os infinitos tipos de leite que existem no Canadá.

No Brasil basicamente existe o leite desnatado, semi-desnatado, integral, em pó e creme de leite. Aqui é um pouco diferente, sobretudo porque existem muitos outros tipos também.

Leite de beber

A primeira diferença que a gente nota na primeira vez que vai comprar leite é que aqui não existe leite longa vida! Os leites daqui são pasteurizados mas não UHT, o que na verdade é bom, porque ao mesmo tempo que o tratamento UHT mata todas as bactérias, destrói também boa parte dos nutrientes do leite.

A venda do UHT não é proibida, mas não existe aqui por questão cultural mesmo. Então os leites são vendidos frescos, no refrigerador, e só duram alguns dias.

Tem até leite de saquinho

Tem até leite de saquinho

Em seguida, os leites são classificados pelo nível de gordura e identificados pela porcentagem de gordura e por cor da embalagem.

0% (azul claro): é o equivalente ao que chamamos de leite desnatado

1% (roxo) e 2% (azul): dois “níveis” de leite semi-desnatado

3.25% (vermelho): é o que chamamos de leite integral

Curiosamente, quase não existe leite em pó. Até já vi, mas é muito raro e só se vende em um saco enorme.

 

Cremes

Creme de café: leite com 10% de gordura, usado para colocar no café

TODOS os canadenses colocam isso no café

TODOS os canadenses colocam isso no café

Creme para cozinhar: ainda mais gordo, 15% ou 18%, muito usado em sopas cremosas

Creme para bater: 35% de gordura! É o equivalente ao que chamamos de creme de leite

O exato equivalente ao creme de leite é esse

O exato equivalente ao creme de leite é esse

Heavy cream: 46-48% de gordura! Usado para fazer sorvetes, por exemplo.

Sour cream (creme azedo): vendido em diferentes níveis de gordura também, ele tem lactobacilos que o tornam azedo. Muito usado na culinária em molhos, cream cheese, estrogonofes, etc.

sour

 

Outros tipos de leite

Leite evaporado: este é interessante. É o leite com 60% menos de água, que foi, é claro, evaporada. Ele fica naturalmente muito mais cremoso e pode ser usado como creme de leite em muitas receitas, com a vantagem de ser menos calórico, menos gorduroso e mais rico em proteína. Também chamado de “leite condensado sem açúcar”.

Leite evaporado

Leite evaporado

Leite condensado: exatamente como conhecemos no Brasil, porém, para não confundir com o leite evaporado, geralmente é chamado de “leite condensado com açúcar”.

Leite sem lactose: muito comum devido à alta taxa de pessoas com alergia.

Leite microfiltrado: leite mais rigorosamente filtrado, o que remove mais bactérias depois da pasteurização, sem que passe pelo processo de alta temperatura (UHT).

Leites de amêndoa, de castanha e outros: agora eles não podem mais ser chamados de “leite” no Canadá porque… não são leite. Uma lei agora proíbe a palavra “leite” na embalagem destas bebidas.