Tags

, , , , , , , , , , , , ,

Todo dia na hora do almoço saio para dar uma caminhada e tomar um sol. Depois de meses preso em casa e no escritório por causa do inverno, todo mundo quer mais é sair na rua e tomar um sol. E queimar umas calorias não faz mal a ninguém, né?

Na caminhada de hoje, antes mesmo de sair do estacionamento do meu trabalho, vi no gramado um animal, que parecia um esquilo gigante. Ele correu e se enfiou num buraco no gramado. Era uma marmota.

Aí pensei que seria interessante fazer um post sobre animais. Porque afinal a fauna aqui é diferente da do Brasil. Alguns animais que existem aqui, não existem no Brasil. E vice-versa.

Estes são alguns que não existem no Brasil (pelo menos segundo meu humilde conhecimento de biologia e talvez geografia):

Alce: Esse eu ainda não vi pessoalmente, mas é o animal símbolo do Canadá. Ele é muito grande. Em determinadas épocas do ano a caça é permitida. Sua carne é comestível.

Alce (Moose)

Alce (Moose)

Marmota: Esse eu já vi duas ou três vezes, contando a de hoje. É um roedor bem grande. É como um esquilo do tamanho de um gato grande. Elas são especialistas em cavar túneis embaixo da terra.

Marmota

Marmota

Patos selvagens migratórios: Eu não sei como se chamam esses patos, então pesquisei e vi que se chamam Mallard Ducks. São aqueles patos que vemos em desenhos animados e que voam em V. Eles gostam do Canadá por haver uma infinidade de lagos, porém no inverno eles migram para o sul. Até a Flórida ou mesmo até o México. Agora na primavera eles estão voltando e o céu fica cheio de grupos voando em V. É muito legal!

Patos

Patos

Isso me lembra um episódio do Pica-Pau: “O Pica-Pato”.

O pato é esse aí do episódio. Agora só um parênteses. Neste episódio o Pica-Pau voa com os patos. Mas isto não é muito coerente com outro episódio em que ele canta: “tem passarinho que voa pro Sul, bem pra longe do ninho. Mas eu não viajo pois isso me faz mal, eu sou o Pica-Pau”. A música é do episódio “Nunca Aposte Num Poste Furado”.

Canadian Goose: outro animal símbolo do Canadá é o Canadian Goose, um ganso selvagem que, assim como os patos acima, também migram em bando e em V. É também o nome de uma marca de agasalhos de inverno, feitos de pena.

Canadian Goose

Canadian Goose

Raposa: Sim, existem raposas por aqui. Elas são bem bonitas. Vi só uma vez em um parque em Montréal. Vejam a foto que tirei!

Raposa no Parque Jean-Drapeau

Raposa no Parque Jean-Drapeau

Esquilos: Estes até existem no Brasil, mas não são tão comuns quanto aqui. Eles estão em todo lugar, principalmente nas cidades grandes. Apesar de bonitinhos, são quase uma praga e podem transmitir doenças. Nunca alimente um, pois eles vão voltar… e com amigos.

Castor: esse eu só vi no Biodôme. Lembra a marmota, mas tem um rabão plano. São eles que constroem enormes barragens em rios e lagos. No Biodôme tem uma, inclusive.

Guaxinim: São bonitos, mas pouco amistosos. Às vezes se instalam no sótão da casa e é difícil de tirá-los dali.

Urso negro: eles são grandes e perigosos. Vivem nas florestas e costumam se aproximar de casas e barracas em busca de comida. São muito perigosos.

Urso Polar: quem não gosta deles, não é? Mas eles ficam bem ao norte, bem longe daqui.

Bom, infelizmente não são somente os animais fofinhos que são típicos daqui.

Mosquitos: aqui não existe (felizmente) pernilongo (alguns de vocês devem chamar de muriçoca) ou borrachudo. Porém existe um outro mosquitinho que é uma praga e aparecem aos milhões (mesmo!) na primavera. Eles parecem um pouco o mosquito da dengue, mas felizmente só parecem. Eu não sei de onde eles vêm e onde eles ficam no inverno. O fato é que nesta época eles aparecem e são bem desagradáveis. Basta olhar na janela e você verá uma centena deles parados no vidro ou na tela. Aliás, 100% das casas aqui, sem exceção, têm telas em todas as janelas para evitar a entrada destas pestes. Eles não são tão carniceiros como os pernilongos. Mesmo assim, de vez em quando eles picam. São bem desagradáveis quando você está no quintal mexendo nas plantas ou fazendo um churrasco. Quando andar de bicicleta num parque, feche bem a boca, senão você engolirá uma quantidade razoável.

Percevejo: Aqui quase não existem baratas, mas existe uma outra praga bem asquerosa. Nunca ouvi falar de percevejo no Brasil, mas aqui é preciso ter muito cuidado. Eles são uma praga na América do Norte e podem invadir qualquer casa. Eles gostam de se alojar no colchão e se reproduzem muito rápido. E para se livrar deles é muito difícil, demorado e caro. Por isso, nunca se deve pegar ou comprar um colchão de outra pessoa. E sempre que dormir em outra casa ou hotel, é bom dar uma checada no colchão, pois eles se espalham para outras casas viajando em malas e roupas.

tentei achar uma imagem que não fosse tão nojenta

tentei achar uma imagem que não fosse tão nojenta

Deixando os nojentos pra lá, os canadenses gostam de animais de estimação? Sim, como os brasileiros. Gatos e cachorros são os preferidos. Muita gente tem. Existe um controle aqui. Existe limite de animais por casa e eles precisam ser castrados e registrados na prefeitura.

Nunca vi um cachorro de rua.

Bom, é isso. Apenas um post de curiosidade. 😉

Até o próximo!