Amanhã, 24 de junho, é um feriado muito comemorado aqui no Québec. É a chamada Fête Nationale du Québec. Festa Nacional? Mas só no Québec? Não deveria ser no país inteiro? Bom, aí começa uma longa, muito longa história, que não vale a pena discutir em detalhes aqui neste post. Mas só para não te deixar na curiosidade, vou fazer um “resumo”.

O Québec é a única província francesa do Canadá. Em um dado momento da história, a região onde hoje é o Québec, era um território francês. E o restante do Canadá, território inglês. Ao longo da história aconteceram diversos conflitos entre os 2 países pela posse do território canadense.

No final das contas, a Inglaterra ganhou a disputa e ficou com o Canadá. Isso já faz 200 anos. Diversas gerações já nasceram e morreram depois disso, mas mesmo assim os franco-canadenses, hoje chamados de québécois, até hoje têm o orgulho ferido. Até porque a posse inglesa foi marcada por palavras extremamente duras e humilhantes proferidas pela realeza inglesa em relação aos franco-canadenses e por muitos anos os canadenses de origem francesa foram marginalizados e tratados como uma “casta” inferior.

Isto só mudou em meados do século XX, quando os québécois resolveram se movimentar para sair dessa exclusão proporcionada pela Inglaterra. Assim, na década de 1960 o governo de Québec resolveu agir e desenvolver a região por conta própria. Todos os setores de atividade foram estimulados, do setor energético à indústria de alimentos. Do esporte ao sistema bancário. Do sistema de transporte ao imobiliário. Realmente nada escapou aos estímulos do governo. Foi a Revolução Tranquila, assim chamada pois não envolveu nenhuma guerra, “apenas” uma revolução política, econômica, tecnológica, cultural e social.

Para se ter uma ideia da desigualdade no período anterior à revolução, os franco-canadenses não tinham direito a crédito para financiamento de imóveis e nem acesso a cargos públicos de alto escalão. Tudo isso mudou com a revolução. E o Québec começou a se desenvolver.

O processo revolucionário incluiu a organização da Exposição Mundial de 1967 e as Olimpíadas de 1976 em Montréal.

Expo 67 (foto: ameriquefrancaise.org)

Expo 67 (foto: ameriquefrancaise.org)

Mas acima de tudo a Revolução Tranquila trouxe de volta o orgulho para os canadenses de origem francesa e, consequentemente, um sentimento de separação.

A ideia foi se fortalecendo até que em 1980 foi feito um referendo popular na província para decidir se o Québec deveria se separar do Canadá. O resultado final foi 40% para SIM e 60% para NÃO. Mas os separatistas não se contentaram e continuaram por anos brigando pela separação. Em 1995 um novo referendo foi promovido. Desta vez o resultado foi incrível. As pesquisas estavam bem divididas, mas com vantagem para o SIM. No final, 49,5% dos québécois votaram SIM e 50,5% votaram NÃO. Foi uma grande decepção para os separatistas. Pela primeira vez o Québec esteve muito, mas muito perto de se tornar um país independente.

A bandeira do Québec é mais vista do que a do Canadá aqui em Montréal

A bandeira do Québec é mais vista do que a do Canadá aqui em Montréal

O fato é que até hoje a população do Québec ainda é muito dividida. Muita gente ainda quer ver a província se separar do Canadá. Porém outra metade prefere pensar de forma mais racional e crê que uma separação traria sérios problemas econômicos.

A verdade é que de fato os québécois são bem diferentes dos demais canadenses. A começar, e principalmente, pela língua. Mas também a cultura, as origens e a conturbada rivalidade com os ingleses. É isto que os faz querer tanto se separar. E esta ideia permanece. Cada vez que um partido conservador assume o poder, o assunto volta à tona.

Para acalmar os ânimos, em 2006 a Câmara dos Comuns, o parlamento canadense, deu ao Québec o título de Nação, ou seja, uma sociedade que compartilha da mesma língua, cultura e aspectos históricos. Na prática isto não serve para nada, pois não tem valor político, apenas cultural.

Bom, tudo isso para dizer que os québécois ainda têm muito orgulho da sua história. Por isso a frase nas placas dos automóveis: “Je me souviens” (“eu me lembro”). E por isso também um feriado para comemorar a festa desta nação.

Placa utilizada no Québec

Placa utilizada no Québec

A Festa Nacional do Québec é comemorada no dia de São João Batista. Por isso o feriado também é chamado de Saint-Jean Baptiste. Na verdade a data já é comemorada há mais de 180 anos, trazida pelos colonizadores franceses. E ela foi cada vez mais ganhando um valor político-cultural muito forte. E hoje é amplamente comemorada em toda a província.

Diversos eventos, shows e desfiles acontecem em todo o Québec. E muita gente também comemora fazendo um churrasco com os amigos. Então, para não ficar para trás, é isto que vamos fazer amanhã. Um churrasco com os amigos!

Boa Festa do Québec!

PS: este é o resumo hein! Essa história de Canadá x Québec tem muito pano para manga!

PS2: vocês devem estar se perguntando qual a minha opinião sobre essa história de separação. Bom, não vou ficar em cima do muro. Eu sou contra. Acho que seria um desastre para a economia. Porém entendo os québécois. Quando estudamos a história, dá para entender perfeitamente porque eles têm o orgulho tão ferido. Mas enfim… isto é coisa do passado. Hoje o Canadá é um país, não é mais território inglês… esqueçam isso e sejam amigos! Viva o Québec e viva o Canadá!