Tags

, , , , , , , ,

No último dia 24 aconteceu a Festa Nacional do Québec, como descrito no último post. Uma semana depois, todo dia 1 de julho, acontece o Dia do Canadá.

É um feriado em todo o país para comemorar o Ato Constitucional de 1867, que uniu as colônias francesas e inglesas em um único país, chamado Canadá. Foi o nascimento do país, uma semi-independência, já que o império britânico ainda possuía poderes políticos sobre o novo país.

Parlamento de Ottawa decorado para o Canada Day (foto: http://www.tpsgc-pwgsc.gc.ca)

Parlamento de Ottawa decorado para o Canada Day (foto: http://www.tpsgc-pwgsc.gc.ca)

(Curiosidade: o Canadá ainda não é um país totalmente independente da Inglaterra. É uma monarquia constitucional federal de regime parlamentar, cujo chefe de estado é a Rainha Elizabeth II. Na prática, ela não tem poder nenhum sobre o país. É uma soberania apenas simbólica. Segundo a constituição, toda lei precisa ter a assinatura da Rainha antes de ser promulgada. Porém nunca aconteceu de ela impedir a promulgação de uma nova lei. Ela apenas se assegura que o processo para a criação da nova lei foi seguido de acordo com a constituição. Se foi, ela assina. Além disso, os canadenses e nós, valentes residentes permanentes, não pagamos nenhum imposto para a coroa britânica. Nenhum centavo arrecadado no Canadá vai para a Inglaterra. Ou seja, o Canadá é um país 99,99% independente. O “poder” da Rainha está apenas nesta assinatura das novas leis. A grande questão é: e se um dia ela ou quem estiver no poder não aceitar uma mudança na legislação?)

As comemorações do Dia do Canadá acontecem em todo o país, com festas, shows, desfiles, etc. Aqui no Québec, por orgulho de boa parte da população a favor da separação, as comemorações do Dia do Canadá são mais tímidas. Muitas vezes, inclusive, grupos separatistas fazem protestos tentando atrapalhar os eventos de comemoração do Canada Day.

Canada Day (foto: ottawasun.com)

Canada Day (foto: ottawasun.com)

Este dia marca também uma data muito importante, motivo pelo qual estou escrevendo este post 3 dias antes: é o dia de início das nossas férias!! No dia 1 estaremos na estrada rumo às praias americanas. Então, antecipei o post.

Infelizmente não estaremos aqui para comemorar, mas desejamos a todos HAPPY CANADA DAY!!

Anúncios