Tags

,

Resolvi escrever este post pois o preço da gasolina aqui é meio curioso.

A primeira coisa estranha é como o preço é mostrado no painel do posto ou na bomba. Ao passar por um posto de gasolina, você verá algo assim:

Isso é o preço de quê?

Isso é o preço de quê?

Neste exemplo, o preço é 116.9. Para um recém-chegado imigrante, isto pode parecer bem confuso. Preço de quê? Um litro custa $116.90??? Será que ao invés de litro eles usam alguma unidade de medida alienígena?

(Já comentei isto no passado, mas vou falar de novo para quem não se lembra ou não leu o post Unidades de Medida.)

Este preço bizarro na verdade é tipo um preço em centavos para 1 litro de gasolina. Ou seja, 116.9 significa que um litro custa 116.9 centavos, ou seja, 1.169 dólares. Por que esse formato? Não sei. Talvez porque até pouco tempo a gasolina não passava de 1 dólar.

Enfim, não é complicado (perto do imbatível preço por galão nos EUA), mas pode causar um choque num primeiro momento.

Mas aí quando você compra um carro e começa a abastecer e se importar com o preço da gasolina, percebe outra coisa estranha.

O preço da gasolina é uma montanha russa, com um pico monstruoso no meio da semana e depois uma série de quedas, dia a dia, até o próximo pico, no meio da próxima semana. E assim vai infinitamente. Para ilustrar mais ou menos este comportamento, fiz este gráfico (tosco, eu sei):

Comportamento semanal do preço da gasolina

Comportamento semanal do preço da gasolina

É exatamente como mostra o gráfico, toda semana, sem exceção. Em um dia específico no meio da semana (geralmente na quarta, mas também pode ser na terça ou quinta) o preço sobe uns 10 a 15% em todos os postos ao mesmo tempo! Todos!

Você vai dormir sossegado na terça, preocupado apenas em sair um pouco mais cedo amanhã para abastecer o carro. Quando acorda, o preço foi de 1 dólar para 1.10 ou 1.15!

Aí tranquilamente o preço vai baixando dia após dia até a próxima facada, no meio da semana que vem. E assim continua. E se você for abastecer no dia do aumento, não tem opção, todos os postos terão aumentado ao mesmo tempo. E o preço entre eles varia no máximo 2 ou 3 centavos numa mesma cidade.

Bom, depois de levar umas duas ou três rasteiras você logo começa a perceber o comportamento do preço e, caso tenha um QI acima de zero, começa a se programar para abastecer na terça-feira, quando o preço está mais baixo.

Aí você abastece sempre na terça até que um belo dia o aumento cai bem na terça e não na quarta. Deu ruim.

Aí você se dá conta que é melhor visitar o Canadá Segundo os Brasileiros para ver se existe alguma dica para não ser pego de surpresa. E aí eu digo SIM. Existem alguns aplicativos de celular que comparam preços de postos. Uso um, o GasBuddy, que, além de mostrar o preço atualizado de cada posto, ainda te avisa quando os preços forem aumentar no dia seguinte. Aí você corre para o posto e abastece antes de virar o dia. Este aplicativo é colaborativo. Os próprios usuários ajudam a atualizar os preços. É bem útil!

E por que esse comportamento do preço?

Segundo o Bureau da Concorrência do Canadá, estas variações são indicações de que a livre concorrência está funcionando a pleno vapor, e que as mudanças de preço semanais são resultado da maior demanda no final da semana, quando as pessoas abastecem para viajar. Também garantem que a pouca diferença de preço entre os postos também é resultado da livre concorrência. E que isso não é ilegal. Ilegal é se houver cartel, isto é, se as redes de postos combinarem preços.

Mas na minha opinião existe, sim, um cartel. Senão os postos não aumentariam os preços EXATAMENTE ao mesmo tempo. Eventualmente alguns postos manteriam o preço mais baixo para atrair mais consumidores no dia da alta. E além disso, como é que o aplicativo Gas Buddy sabe precisamente quando o preço vai aumentar?

Bom, é isso. Espero que este post ajude muita gente a economizar quando abastecer o carro. Ou então, faça como nós e compre um carro elétrico! 🙂