Tags

, , , , , , , ,

Se existe uma cidade na América do Norte onde as pessoas gastam seu tempo curtindo a vida, esta cidade é Montréal. Esta provavelmente é a melhor característica da cidade. Não por coincidência, a revista Lonely Planet elegeu em 2010 Montréal como a segunda cidade mais feliz do mundo!

Dá pra fazer muita coisa, quase sempre de graça, o ano inteiro. Aqui vão alguns exemplos. Estes são os principais eventos e festivais da cidade. Mas a lista é praticamente infinita. Não é à toa que Montréal tem um quarteirão inteiro somente para palcos de festivais: o Quartier des Spectacles.

 

JANEIRO

Igloofest: Em pleno mês de janeiro, o mais frio do ano, que tal uma balada ao ar livre? Ela existe, se chama Igloofest e acontece no Vieux Port (Old Port). Esta não é grátis. Custa cerca de $20 para entrar. A decoração, é claro, é recheada de esculturas de gelo e até igloos de verdade. Música: eletrônica.

Igloofest

Igloofest

Igloofest (champlainmontreal.blogspot)

Igloofest (créditos: champlainmontreal.blogspot)

Fête des Neiges: Como o próprio nome diz, é uma festa para celebrar a neve. Este é um evento para a família. Acontece no parque Jean-Drapeau (uma ilha no meio do rio Saint-Laurent) e é gratuita (algumas atividades são pagas). Diversas atividades são disponibilizadas, principalmente para os pequenos: pebolim humano, hockey, escorregador de neve (glissades), ski de fond, tirolesa, trenó de cães e muitas outras. À noite, shows de música pop e eletrônica para os adultos.

Fête des Neiges (créditos: griffinplus.com)

Fête des Neiges (créditos: griffinplus.com)

FEVEREIRO

Montréal en Lumière et Nuit Blanche: já que o inverno é a estação mais escura do ano, a idéia deste festival é transformar a noite em dia. Por isso, durante a Montréal en Lumière, diversos eventos acontecem depois do entardecer na Place des Arts e no Quartier des Spectacles. Shows, atividades, escorregador de gelo, roda gigante, fogos de artifício e concertos ao ar livre animam a noite. É um evento muito popular e totalmente gratuito. E no último sábado da Montréal en Lumière acontece a Nuit Blanche. É uma virada cultural. Diversos shows, ateliês de arte, museus, baladas, concertos e várias atrações acontecem durante toda a madrugada. Praticamente tudo de graça. Veja o vídeo abaixo para ter uma idéia de como é.

MARÇO

Under the Snow: festival de música alternativa que acontece no Plateau Mont-Royal, o bairro mais alternativo de Montréal. Entrada gratuita ou a preços convidativos.

Festivalissimo: festival de cinema latino-americano. Filmes de toda a América Latina que nunca poderiam ser vistos nos cinemas daqui. Entradas em torno de $10.

Saint-Patrick’s Day: O Dia de Saint Patrick (ou São Patrício) é a mais famosa festa de cultura irlandesa. É um dia (17 de março) para celebrar o padroeiro da Irlanda: São Patrício. Como na América do Norte existe uma grande quantidade de imigrantes irlandeses, esta é uma festa muito comum em todas as grandes cidades do continente. Aqui em Montréal os irlandeses desempenharam um papel muito importante na história da cidade. Então aqui acontece uma das maiores festas de Saint-Patrick do mundo. Normalmente acontece um grande desfile na rua Sainte-Catherine no domingo mais próximo do dia 17. Neste mesmo dia, os pubs irlandeses ficam abertos (e lotados!) desde as 9 ou 10 horas da manhã.

Desfile de Saint-Patrick (crédito: montreal.about.com)

Desfile de Saint-Patrick (crédito: montreal.about.com)

ABRIL

White Party: festival de música eletrônica onde todo mundo deve ir de branco. Acontece no Palais des Congrès e é bem caro.

MAIO

Elektra: evento de artes visuais. Bem alternativo! Eventos grátis e pagos.

Festival Musique de Chambre: festival de músicas clássicas e jazz que acontece durante todo o mês. Preços variados.

Museums Day: geralmente no último domingo de maio acontece o dia dos museus. É um dia em que todos os museus da cidade ficam totalmente gratuitos para o público. São 38 museus! E um serviço gratuito de ônibus leva os visitantes de um museu para o outro. É impossível visitar todos, então é preciso escolher bem o roteiro. Imperdível! Veja este post exclusivo sobre este dia.

Mondial de la Bière: festival de degustação de cerveja. Cervejas do mundo inteiro para todos os gostos. A entrada é gratuita, mas as cervejas não. Cada uma custa $2.

Festival Go Vélo: Na capital americana do ciclismo, não poderia faltar uma semana dedicada à bicicleta. Diversos passeios coletivos e corridas de bicicleta por toda a ilha de Montréal. Para amadores ou profissionais. Trajetos curtos ou longos (inclusive um que dá a volta na ilha… são mais de 100 km!). Eventos diurnos e noturnos.

Go Vélo (veloquebec.info)

Go Vélo (veloquebec.info)

JUNHO

Formula 1 (Grand Prix Weekend): Aqui em Montréal, a Fórmula 1 não é apenas uma corrida. É um final de semana inteiro de festa, balada, carros. Enquanto os treinos e a corrida acontecem na île Notre Dame, nas ruas Crescent e Peel é que a balada acontece. As ruas são fechadas e, junto com os bares, stands, palcos e carros, tudo vira uma balada só de quinta-feira ao domingo da corrida.

Grand-Prix (crédito: montrealgazette.com)

Grand-Prix (crédito: montrealgazette.com)

Francofolies: O maior festival de músicas francófonas do mundo não é na França. É em Montréal! Francofolies de Montréal é um festival de 10 dias que ocorre todo ano no mês de junho. Dezenas de shows acontecem todos os dias, principalmente na Place des Arts e no Quartier des Spectacles. São shows gratuitos e shows pagos. A variedade é enorme. http://www.francofolies.com

L’International des Feux: De junho a agosto, todo final de semana, acontece bem no meio do rio St-Laurent um festival de fogos de artifício. Sincronizando música e fogos de artifício, artistas de vários países fazem suas apresentações. Cada semana é um país.

L'International des Feux

L’International des Feux

FIMA – Festival International Montréal en Arts: É a maior galeria de arte a céu aberto do Canadá. Pinturas, esculturas, demonstrações artísticas, projeções de curta-metragens, performances multimídia e muito mais animam a rua Ste-Catherine, que fica fechada para a circulação de veículos.

Montréal Folk Fest: Um acampamento hippie em pleno centro de Montréal, nos gramados do Canal Lachine. A música folk é a trilha sonora.

Fête du Québec: Dia Nacional do Québec, 24 de junho. Feriado em toda a província, o dia é marcado por diversas comemorações, festas e desfiles.

JULHO

Canada Day: 1 de julho é dia de comemorar a Confederação Canadense. É o Dia do Canadá. Festas, eventos familiares, desfiles e fogos de artifício são as atrações do dia.

Dia da Mudança: Isto é bem engraçado e será tema de um post exclusivo. Quase todos os contratos de aluguel em Montréal começam no dia 1 de julho e terminam no dia 30 de junho do ano seguinte. Resultado: 1 de julho, que é o feriado do Dia do Canadá, também é em Montréal o Dia da Mudança. A cidade inteira se muda neste dia. É uma doideira. Caminhões de mudança pra lá e pra cá, gente no metrô com colchão na cabeça, bicicleta puxando geladeira e por aí vai.

Festival Internacional de Jazz: Desde 1969 acontece o festival mais famoso de Montréal, o Festival Internacional de Jazz. Artistas de diferentes nacionalidades e estilos, especialmente R&B, Soul, Funk e Jazz, se apresentam todos os dias por cerca de 10 dias. Os shows acontecem, claro, na Place des Arts e Quartier des Spectacles, de graça. Outros shows acontecem também em teatros fechados. Turistas do mundo inteiro vêm para Montréal só para assistir ao Festival de Jazz. Para completar, o festival é considerado um “evento verde”, já que todas as emissões de carbono proporcionadas pelo festival são compensadas com projetos ambientais. Legal, né?

Festival de Jazz (créditos: anonymousradioshow.files.wordpress.com)

Festival de Jazz (créditos: anonymousradioshow.wordpress.com)

Montréal Complètement Cirque: Artistas circenses se apresentam de graça na região da Place des Arts e Quartier des Spectacles. Confira as atrações deste ano aqui.

Juste Pour Rire: Festival dedicado à comédia. Apresentações de comediantes de toda a América do Norte, com destaque para as apresentações de Stand-Up

Week-Ends du Monde: Na terra dos imigrantes não poderia faltar uma feira intercultural com stands, comidas, artes e música de inúmeros países do Mundo. E, claro, o Brasil também está presente! Acontece no Parc Jean-Drapeau e a entrada é gratuita.

Divers-Cité: É a parada gay de Montréal.

AGOSTO

Piknik Eletronik: acontece durante todo o verão, de junho a agosto, no parque Jean-Drapeau. É um festival de música eletrônica. Gratuito!

Piknik Eletronik (créditos: canadanightlife.ca)

Piknik Eletronik (créditos: canadanightlife.ca)

Osheaga Fest: Festival de Música e Artes no parque Jean-Drapeau. Este é pago, porém são três dias de muita música das bandas “do momento”. Em 2014, por exemplo, terá: Arctic Monkeys, Foster The People, Outkast, Lykke Li e dezenas de outras bandas alternativas e independentes.

HeavyMTL: Também no parque Jean-Drapeau, também em agosto, acontece o festival de música heavy-metal. Pago.

FestiBlues: Festival de Blues no parque Ahunstic. Pago.

Hot Air Balloon Festival: Festival de balões que acontece na cidade vizinha de Saint-Jean sur Richelieu.

Hot Balloon Festival (créditos: dec-ced.gc.ca)

Hot Balloon Festival (créditos: dec-ced.gc.ca)

SETEMBRO

POP Montréal: Festival de música POP independente. Shows gratuitos e pagos.

Les Journées de la Culture: Festival de música, dança, artes, cultura. Ateliês espalhados por toda a cidade.

Maratona de Montréal: maratona…

OUTUBRO

MPROV: Festival de improvisação

OFF Jazz: Outro festival de Jazz

Halloween: Não é exatamente um festival, mas é comemorado por toda a cidade, aliás, por toda a América do Norte. O hábito de decorar a casa objetos macabros, dar doces para crianças, etc, faz parte da cultura norte-americana e aqui também é bem forte. Nos supermercados, existem seções inteiras só para tranqueiras de Halloween.

NOVEMBRO

M for Montreal: Festival de música alternativa

DEZEMBRO

Telus Fire and Ice: Festival de fogos de artifício que acontece todos os finais de semana no porto antigo. Em pleno frio polar.

Salon des Métiers d’Art: salão de artesanato. Grátis

Desfile do Papai Noel: Perto do Natal, a cidade pára para ver o Papai Noel. Sério, pára mesmo. Tem até transmissão ao vivo pela TV. Um mundo de crianças na rua Ste-Catherine.

Old Montreal Extravaganza: É a festa de ano novo que acontece no porto antigo.

 

Estes foram só os principais eventos e festivais que acontecem em Montréal. A lista é realmente enorme.

Não importa o mês que você visite Montréal, sempre haverá alguma coisa acontecendo na cidade. Ou muitas coisas!

Bom festival!