Tags

, , , ,

Esta semana a temperatura bateu recorde no leste do Canadá.

Os termômetros marcaram até 37 graus Celsius com altíssimo índice de umidade, fazendo a sensação térmica subir para 45 graus Celsius! É um calor extremamente insuportável, que eu provavelmente nunca experimentei antes. Esta onda de calor é comum nesta época por aqui, mas o recorde desde que chegamos, havia sido de 42 graus. 45 é novidade! Maior calor em 76 anos!

E foi a semana inteira assim. Só hoje a temperatura deu uma aliviada e ficará na faixa dos 30.

Esta onda de calor extremo tem nome: Canícula, em português (Canicule em francês). Este nome é usado em outros países da Europa também. Vem do latim. Na antiguidade se acreditava que o forte calor de Julho e Agosto era causado por uma das estrelas da Constelação de Cão Maior, cuja aparição coincidia com este período. A lenda passou mas o nome ficou.

A grande diferença entre a temperatura e a sensação térmica é comum aqui na região de Montréal devido ao elevado índice de umidade.

A Canicule ocorre quase todo ano aqui em Montréal, geralmente no começo de julho, mas pode se repetir até o final do verão. Geralmente dura cerca de uma semana, mas é uma semana sofrida. Sem ar-condicionado em casa fica praticamente impossível de dormir. O risco de desidratação também é alto.

Até esta sexta 44 pessoas morreram no Québec em função do forte calor desta semana! São principalmente pessoas com problemas mentais e idosos morando sozinhas em residências sem ar-condicionado. E ainda pessoas com doenças agravadas pelo calor.

Quase 9 da noite e olhem a temperatura e sensação!

Quase 9 da noite e olhem a temperatura e sensação!

A prefeitura da nossa cidade, e muitas outras, disponibilizaram ambientes climatizados para a população se refrescar. Apesar de ser bem comum ter ar-condicionado em casa, muitas pessoas não têm e essa ajudinha pode ser essencial nessas horas.

Outro problema comum, principalmente no Oeste do país, são os incêndios florestais causados pelo forte calor.

É impressionante como o clima pode ser tão radical no Canadá! O recorde negativo que pegamos foi menos -42 e agora o positivo, +45. São incríveis 87 graus de diferença entre o pico do inverno e o pico do verão!!! 87 graus!!! Como pode??

Anúncios