Tags

, , , , , , , ,

 

Os canadenses ouvem música brasileira? Não muito. Mas de vez em quando ouço no rádio uma ou outra música brasileira. Mas o interessante é que tocam umas músicas que os próprios brasileiros não conhecem ou umas músicas que no Brasil já estão enterradas há muito tempo!

Vejamos alguns exemplos.

Alex Ferrari – Bara Berê

Assim que chegamos aqui, em 2013, estava fazendo muito, muito, muito sucesso esta música. No verão de 2014 então, nem se fala. Mas no Brasil mesmo eu nunca tinha ouvido falar dessa joia da cultura tupiniquim. Reparem que obra prima a letra desta música!

Hoje ela ainda toca de vez em quando no rádio, mas raramente.

Michel Teló – Ai Se Eu Te Pego

Bom, essa é mundialmente conhecida. Toca frequentemente, até hoje.

Kaoma – Lambada

Sim, você leu direito! E não é que ouvi uma vez só. Ela toca frequentemente na rádio!

Carrapicho – Tic, Tic, Tac

Bom, na categoria “desenterradas”, esta é imbatível! OK, esta não toca tanto quanto as anteriores, mas já ouvi algumas vezes nos 4 anos que estamos aqui (aliás, acabo de me dar conta que hoje exatamente, faz 4 anos que chegamos no Canadá!). E, bom, quantas vezes você ouviu essa música tocar numa rádio brasileira nos últimos 30 anos??

Também já ouvi algumas vezes tocarem Carmem Miranda – Mamãe Eu Quero (e não era em época de Carnaval nem nada).

Vale ressaltar que ouço rádios normais aqui, hein gente. A esta altura deve ter leitor(a) pensando que ouço estações bizarras ou de zoeira. Não, rádios normais.

Agora, deixando as categorias Trash e Desenterradas de lado, tem uma rádio de músicas clássicas aqui (viram só, ouço essa também) que de vez em quando toca umas músicas estilo bossa nova. Já ouvi tocar nesta rádio:

Tom Jobim – Garota de Ipanema

Tom Jobim e Elis Regina – Águas de Março

Gal Costa – Chuva de Prata

Brasileirinho

Mas a mais interessante foi uns dias atrás, quando ouvi uma música em português que nunca tinha ouvido. E era um português brasileiro. Aí coloquei no Shazam para reconhecer o nome e o artista e era esta daqui:

Descobri que este cantor Márcio Faraco é brasileiro mas mora há alguns anos na França. Ele canta músicas em português e outras em francês. A que estava tocando no rádio era esta aí, chamada “Cajueiro”.

Conhecemos uma mulher canadense que adora músicas brasileiras, mas ela só ouve uns artistas mega desconhecidos, que nunca ouvimos falar, inclusive uns que moram em Montreal mesmo.

E aí, qual música mais surpreendeu vocês?

Anúncios