Tags

, , , , , , ,

Quando chega a primavera, os canadenses correm para fazer suas hortinhas em casa. Muita gente tem. Este ano fizemos nossa primeira horta aqui em casa também.

E dá para plantar no Canadá?

Dá, porém só a partir de maio e as hortaliças só duram até o final de setembro. Depois elas morrem e no outro ano você começa tudo de novo.

nossa horta

nossa horta

Para poder aproveitar a horta por mais tempo, é preciso comprar as plantas em muda. Plantar semente não é muito aconselhável. Você corre o risco de não conseguir colher a tempo.

Dá para plantar de tudo, porém, como disse, a cada ano tem que replantar pois todas as hortaliças morrem no inverno. Na nossa horta tem pimentão, alface, cebola, cebolinha, salsinha, manjericão e tomate. Tudo a pleno vapor. Esta semana fizemos a primeira colheita. Vejam a foto abaixo:

alface e tomate

alface e tomate

Os canadenses gostam tanto de ter sua própria horta que mesmo quem não tem um quintal pode ter sua própria hortinha. Aqui é muito comum, principalmente nas grandes cidades, as prefeituras disponibilizarem terrenos para as pessoas do bairro plantarem suas próprias hortaliças. São os jardins comunitários. Você aluga um pedaço do terreno por toda a temporada (preço simbólico, uns 20 dólares) e pode plantar o que quiser. Isto é muuuito comum em bairros em que muitas pessoas moram em apartamentos.

(Obrigado Melissa pelo toque. Já ia esquecendo de mencionar as hortas comunitárias.)

jardim no Plateau (crédito: histoirplateau.org)

horta comunitária no Plateau (crédito: histoirplateau.org)

E árvores frutíferas, dá para ter no Canadá?

Até dá, porém são pouquíssimas frutíferas que sobrevivem ao inverno. Por aqui só é possível ter macieira, pereira, parreira (uva), cerejeira, blueberry, framboesa e blackberry. Infelizmente é só o que dá por aqui. Todas as outras frutas são importadas.

Temos uma macieira no nosso quintal. Plantamos no ano retrasado e este ano pelo jeito vai dar a primeira produção! 🙂

brotinho de maçã nascendo

brotinho de maçã nascendo

Estou muito empolgado com a nossa horta este ano!

Recomendo fortemente a qualquer um ter uma horta em casa.

Até o próximo post!