Tags

, , ,

Sabem aqueles ônibus escolares amarelos que vemos nos filmes americanos e que têm formato de pão Pullman? Aqui no Canadá eles também são todos assim.

É o padrão daqui e não existe nenhum que não seja deste modelo. Eles são amarelos pois é sabido que o amarelo é a cor mais fácil de se identificar à distância, com neblina, chuva, neve, etc.

Eles são cheios de luzes e têm umas plaquinhas de “Pare” acopladas. É aí que vem a parte mais interessante e que você rapidamente nota quando viaja para os EUA ou Canadá.

Quando um ônibus vai parar para pegar ou deixar uma criança, ele começa a piscar umas luzes amarelas. Quando ele está parando, começa a piscar um monte de luzes vermelhas e umas plaquinhas de “Pare” se descolam da carroceria.

É a hora que A RUA INTEIRA precisa parar. TODO MUNDO pára quando o ônibus escolar pára. Mesmo os carros que vêm no sentido contrário. Isto, é claro, para segurança das crianças.

E todo mundo respeita, civilizadamente, calmamente, sem buzinar ou tentar passar. Até porque a multa por desrespeito é uma das mais pesadas que existem por aqui. Cerca de 300 dólares, 9 pontos na carteira e a renovação da carteira de motorista (obrigatória todo ano) pode custar até 380 dólares! E se sua carteira de motorista ainda for de aprendiz e/ou você tiver menos de 23 anos, você perde a carteira na hora!

Reparem na foto acima que alguns também têm uma haste amarela na frente. Ela fica colada no pára-choque e também se descola quando o ônibus pára. Ela serve para evitar que alguma criança muito louca vá para a frente do ônibus, no espaço fora do ângulo de visão do motorista. Este é um equipamento opcional, não são todos que têm.

Vejam na foto acima que existe uma porta atrás. É uma porta de emergência para evacuação em caso de capotagem, incêndio ou qualquer urgência.

 

Às vezes você perde um bom tempo atrás de um ônibus escolar, pois ele vai parando nas esquinas e não tem jeito, você tem que esperar pacientemente.

Vejam abaixo um videozinho da SAAQ (o “Detran” daqui do Québec), que explica como proceder quando o ônibus pára e acende as luzes. E na vida real é assim mesmo que funciona. Mesmo em avenidas super largas, com várias faixas, quando o escolar pára, a rua toda pára, em ambos os sentidos.

E, para finalizar, um outro vídeo, dividido em duas partes, que mostra como os ônibus são fabricados.

Anúncios