Tags

, , , , , ,

Ontem estávamos vendo TV e um alerta AMBER apareceu.

Aí me toquei que nunca comentei sobre isto aqui no blog.

O alerta AMBER foi criado nos Estados Unidos em 1996, após o sequestro e morte de uma criança de 9 anos no Texas. Ela se chamava Amber Hagerman.

Eles aproveitaram o nome da menina para criar a sigla AMBER – “America’s Missing: Broadcast Emergency Response”. No Québec, o sistema foi implantado em 2003 sob a mesma sigla, mas com um significado em francês: “Alerte Médiatique, But: Enfant Recherché”.

E o que é isto?

É um alerta que a polícia emite quando uma criança está desaparecida ou foi sequestrada.

Mas é algo tão grandiosamente difundido que é muito difícil você não receber um.

Os alertas são enviados, a começar, via todos os canais de TV e rádio. Você está lá assistindo ou ouvindo seu programa e de repente, do nada, a programação é interrompida com uma tela vermelha, algumas vezes com uma sirene para chamar a atenção, e uma mensagem informando a descrição e foto da criança, circunstância do desaparecimento e informações sobre o suspeito, se for o caso.

Alerta AMBER na TV

Alerta AMBER na TV

Muitas vezes os canais de TV ainda ficam por algumas horas mostrando a mensagem numa barra rolante na parte debaixo da tela.

Mas não é só na TV e no rádio. A divulgação ocorre de todos os meios possíveis: através de emails, mensagens nas telas das estradas, redes sociais, aplicativos de celular e mensagens de texto.

Alerta AMBER no Twitter

Alerta AMBER no Twitter

Alerta AMBER na estrada

Alerta AMBER na estrada

Para a polícia emita o alerta, é preciso que haja indícios razoáveis de que a criança foi sequestrada ou que está desaparecida e sua segurança esteja em risco.

Os serviços de imigração da fronteira Canadá – Estados Unidos também são avisados e todos os carros que atravessam a fronteira são avaliados.

O alerta que vimos ontem era de uma menina de 9 anos que foi sequestrada em Niagara pela própria mãe! Imagino que a mãe não tinha a guarda da criança ou a guarda era compartilhada. Esperamos que a criança seja encontrada logo.

E fiquem de olho quando um alerta AMBER for anunciado.

Bom final de semana!

 

Fontes: https://fr.wikipedia.org/wiki/Alerte_AMBER e http://www.alerteamber.ca/