Tags

, , , , , ,

O Primeiro Ministro Justin Trudeau não pára de ganhar popularidade e de encher os canadenses de orgulho. Não um orgulho robótico e egocêntrico, como o dos americanos. Mas um orgulho verdadeiro, sincero, baseado numa sociedade justa, equalitária, que protege o meio-ambiente e os direitos civis, mas com uma economia que avança.

Em pouco mais de 6 meses, Trudeau já cumpriu suas principais promessas de campanha: já trouxe 25 mil refugiados sírios, impediu a demissão de 5 mil carteiros, reduziu o imposto de renda das classes média e baixa e aumentou a bolsa para crianças de famílias de baixa renda.

Neste domingo ele “aprontou” mais uma. 2 dias após o Dia do Canadá, ele apareceu (e desfilou) na Parada Gay de Toronto. Foi o primeiro Premiê Canadense da história a fazer isso. E ele não participou em carro blindado, nem em carro alegórico, nem cercado de seguranças. Trudeau desfila no meio das pessoas, de igual para igual.

a foto que ficou para a história

Seu carisma é tanto que no último dia 29 de junho Obama, em visita a Ottawa, fez declarações impressionantes. Vejam algumas:

“Justin, obrigado por suas gentis palavras e pela nova energia e esperança que a sua liderança trouxe para a sua Nação e para a nossa aliança.”

“Minha vez na cadeira (de presidente dos EUA) está chegando ao fim, mas eu sei que o Canadá e o mundo vão ganhar com a sua liderança nos anos que virão.”

“O mundo tem se inspirado nos canadenses que, por todo o país, abriram seus corações e suas casas.”

“O mundo precisa de mais ‘Canadás’ (…) e do espírito propagado pelo Justin, que diz que não importa quem somos, de onde viemos, nosso sobrenome ou a fé que praticamos. Aqui podemos ser quem nós quisermos.”

Obama e Trudeau formam uma dupla de líderes, na minha opinião, exemplares. Uma pena que Obama esteja no final do seu mandato. Mais triste ainda pensar em quem pode assumir… mas enfim.

O novo herói do Canadá agora vai virar super-herói de verdade. Em Agosto Trudeau será capa da revista Marvel, como um novo super-herói canadense.

Capa da Revista Marvel

Capa da Revista Marvel