Tags

, , , ,

Hoje vou falar um pouco sobre os hábitos alimentares dos canadenses, pelo menos segundo minha percepção.

Pratos típicos do Canadá

A cozinha canadense não é nem de longe uma das mais tradicionais. Na verdade, acho que no Brasil ninguém nem conhece um prato canadense.

Sem dúvida o mais tradicional é a poutine. É um prato criado aqui no Québec, mas popular em todo o Canadá. Trata-se de uma porção de batatas fritas cobertas com um molho de carne e uma espécie de queijo coalho. É muito bom! Mas é uma explosão de calorias e gordura. Tomar um litro de óleo de soja puro deve te dar o mesmo valor “nutricional” 😛

Existem restaurantes que só vendem poutine, como o La Banquise em Montréal.

Poutine

Poutine

Uma outra comida típica aqui no Québec é o sanduíche de carne defumada. O mais famoso é o do Schwartz.

Sanduba do Schwartz

Sanduba do Schwartz

Patê chinês. É uma espécie de torta. Carne moída com milho e purê de batata por cima. Muito bom!

pâté chinois

pâté chinois

Existem também os tradicionais pratos feitos com xarope de Mapel, como mencionado no post Cabane à Sucre. Mas estes pratos a gente só come mesmo uma vez por ano, na época da colheita do xarope, no final do inverno.

Comida do dia-a-dia

É claro que não dá pra comer poutine todo dia. Senão provavelmente a expectativa de vida da população seria de uns 15 anos.

No dia-a-dia os alimentos mais consumidos são:

Legumes: batata, aipo, alface, tomate, pepino, repolho, aspargos, cenoura.

Carnes: todos os tipos. Come-se bastante salmão e camarão, que são relativamente baratos. Bacon é bem popular também, inclusive no café da manhã.

Acompanhamentos: batata cozida, batata frita, legumes, macarrão, queijos. Arroz e feijão não se come. Podem ser comprados no supermercado, mas geralmente ficam na seção de comidas estrangeiras. Os canadenses não comem.

Bebidas: refrigerante, sucos industrializados (sucos naturais em restaurantes são muito raros. No máximo de laranja ou limão.), cerveja e vinho.

Tranqueiras: pizza, cachorro quente, hambúrguer, coxas de frango fritas e batata chips. Eles comem muita porcaria também, quase tanto quanto os americanos.

(Por falar em hambúrguer, uma curiosidade. Alguém sabe porque o sanduíche Quarteirão com Queijo, do McDonalds, tem esse nome? Pois é. Minha vida inteira nunca parei para pensar nisso. Mas por que um sanduíche se chama “quarteirão”? Aqui no Canadá eu descobri o porquê! Aqui ele se chama Quart de Livre, ou Quarter Pounder, ou seja, um quarto de libra. Libra é a medida de peso utilizada aqui e nos EUA. Neste sanduíche, o hambúrguer pesa 1/4 lb = 113g. Daí vem o tal “Quarteirão”!! Só eu que não tinha me ligado ainda?)

Churrasco: churrasco canadense é quase sempre de salsicha e hambúrguer. É difícil ver churrasco com carne de verdade. Quando tem, acho que costela é a mais comum. Eles fazem também legumes na churrasqueira.

Café-da-manhã: no café-da-manhã se come principalmente pão de forma, croissant, muffins, cereal, iogurtes, suco de laranja e café.

Frutas: as mais populares são banana, maçã, uva, cereja, melancia, morango, framboesa e blue berry. Mas pode-se encontrar praticamente qualquer fruta, mesmo as tropicais. Geralmente os preços são bons. Uma ou outra fruta mais “exótica” que custa muito caro.

Comidas brasileiras

Finalmente, a grande dúvida dos brasileiros que vão se mudar para o Canadá. “Vou ter que mudar meus hábitos alimentares e comer hambúrguer e poutine para sempre?”

Só se você quiser.

Aqui pode-se achar facilmente qualquer comida típica do Brasil, como arroz, feijão, palmito, picanha, etc. Até tapioca existe por aqui. Dá pra continuar comendo as mesmas coisas que no Brasil. E nas grandes cidades, como Montréal, é possível encontrar mercados brasileiros, que vendem suco Maguary, guaraná e outras coisas que não se encontra nos supermercados daqui.

Bon appétit!!

PS: Obrigado à leitora Dayana pela sugestão. 😉

Sigam-nos no Instagram! @canada_segundo_os_brasileiros

Anúncios