Tags

, , , , , , , , , ,

Na última sexta-feira o Google me lembrou que a Primavera chegou. Na verdade é a única coisa que lembra a primavera por aqui. Primeiro dia da nova estação e minha rua ainda tinha uma montanha de 3 metros de neve!

O fato é que aqui no Canadá e especialmente em Montréal, o clima é muito louco e proporciona altas emoções durante o ano. Já percebi que muita gente entra no blog procurando informações de como é o clima em cada mês do ano. Então vou fazer um pequeno resumo das estações do ano e do clima mensalmente.

Vamos começar pelo tão temido inverno.

Tudo vem bem até outubro. No final deste mês a temperatura começa a cair. Por enquanto é aquele friozinho gostoso. 5 graus mais ou menos.

Lá pro meio de novembro as temperaturas começam a ficar na faixa de 0 e um pouco abaixo. É também quando começa a nevar. As primeiras neves são sempre bem-vindas. É bonito, o frio ainda é confortável. As crianças ficam felizes com a chegada da neve, etc.

De repente, quando chega dezembro, a queda é mais rápida e a neve começa a acumular. -10 já é comum. -20 de vez em quando.

Na virada do ano a coisa fica feia. -25 ou -30 já começam a ficar frequentes. Aí durante todo o mês de janeiro e parte de fevereiro fica assim. Mínimas de -30 e máximas de -15. A sensação térmica passa de -40. É um frio inimaginável. Só estando aqui para entender. Nesta época, só dá pra sair na rua com roupas especiais. Nenhum agasalho “normal” serve, nem que você coloque 5 juntos. Nesta época não neva tanto, pois a temperatura está extremamente baixa. Em fevereiro as pessoas já estão assustadoramente irritadas com o inverno. Ninguém aguenta mais. Tudo mundo começa o dia xingando o frio. É também a época que o imigrante pensa “o que estou fazendo aqui?”.

inverno

inverno

No final de fevereiro e começo de março a temperatura começa de repente a subir. De vez em quando chega na faixa de 0. É neste momento do ano que 0 grau parece uma temperatura incrivelmente confortável.

É também a época em que a alegria desperta nas pessoas. Todo mundo tem a falsa impressão que a primavera chegou. A temperatura está agradável e a neve começa a derreter. Mas é só um alarme falso. O mês de março ainda revela muitas surpresas. A temperatura volta a cair, podendo chegar a -10 ou -15, e neva bastante.

É em abril que o inverno finalmente “acaba”. As aspas se devem ao fato de as temperaturas ainda ficarem entre 0 e 10. OK, parece ótimo. Mas ainda não dá pra sair de bermuda por aí. Além disso, as árvores e gramas ainda estão completamente secas. Você fica com aquela sensação de que elas nunca mais renascerão.

Mas aí chega maio… Agoooora sim. A temperatura já começa a passar de +20. As árvores estão ficando verdes novamente e não há mais nenhum sinal de neve. A cidade fica toda florida e as pessoas estão numa alegria que é impossível não perceber. Nas lojas, todo mundo está comprando flores, itens para churrasco ou para piscina, etc. As pessoas vão pras ruas e para as varandas.

primavera

primavera

Junho e julho são o pico do verão. Temperaturas sempre acima de +30, podendo até chegar a +40. As pessoas estão no pico da felicidade. Nas empresas não tem ninguém. Quase todo mundo sai de férias para aproveitar o calor, que fica realmente forte. É também a época dos festivais. Um atrás do outro, durante todo o verão. É quando você lembra porque está aqui. Tudo é lindo e maravilhoso. Nada estraga o humor das pessoas nesta época.

verão

verão

Os parques e ruas continuam cheios de gente em agosto e boa parte de setembro. A temperatura ainda chega perto de +30. Mas no final de setembro o verão começa a se despedir. Termômetros já marcam +15 e as folhas começam a ficar coloridas.

outono começando

outono começando

Em outubro o outono vem com tudo e derruba as folhas e a temperatura. As árvores ficam peladas e o termômetro já começa a chegar perto de +5. Acabou a festa. Tudo vai recomeçar. Bate aquela preguiça do inverno, pois você já sabe muito bem o que vem pela frente…

final de outono

final de outono

E é assim o clima no Canadá, principalmente aqui na região de Montréal, onde faz particularmente mais frio e mais calor. No mesmo ano, a temperatura pode chegar a -40 ou +40. São 80 graus de diferença! É muito radical o clima. Não é à toa que muitos desistem. Não é fácil.

Eu gostava de frio… antes de morar aqui.

E não gostava de calor… antes de morar aqui.

Bem-vida, Primavera!

Anúncios