Tags

, , , , , , ,

 

Mais um post sobre a série de costumes canadenses.

Brinde: assim como no Brasil, aqui é comum as pessoas brindarem com suas bebidas em alguma ocasião ou jantar especial. Você precisa bater a taça com cada integrante da mesa, dizendo “cheers” se for em inglês ou “santé” ou “tchin tchin” se for em francês. Até aí, nada de mais. O interessante é que quando você está brindando, precisa olhar calmamente no olho da pessoa, ao desejar saúde. E fixar o olhar por uns 3 segundos.

Deixar o carro ligado antes de sair: já mencionei isto em outro post. Devido ao inverno rigoroso, antes de saírem de casa, os canadenses deixam o carro ligado, aquecendo. Não por causa do motor, mas para que o interior do carro esteja quentinho quando eles forem sair. Como não é uma solução lá muito ecológica, algumas cidades proibem esta prática, ou limitam o tempo que o carro pode permanecer ligado sem sair do lugar. Tenho dúvidas se alguém alguma vez já levou multa por este limite de tempo. Para facilitar ainda mais, muitos carros são equipados com um dispositivo de ignição à distância. Assim, você não precisa nem sair de casa para ligar o carro.

Sapato reserva no trabalho: quando está nevando ou as ruas estão escorregadias, você precisa sair com sua bota de neve. O problema é que quando você chega no trabalho, fica estranho e desajeitado ficar andando com aquela botona dentro do escritório. Então todo mundo deixa um sapato guardado no trabalho para usar durante o expediente nestes dias.

botas de inverno

botas de inverno

Perguntar sobre sua vida: aqui não existe muita cerimômia não. Quando uma pessoa conhece outra, já vão logo perguntando coisas pessoais: de onde veio, com o que trabalha, se tem família no Canadá, se tem filhos, por que veio morar aqui, quando se mudou, etc. Acho que mesmo no Brasil as pessoas são mais discretas neste aspecto e esperam ter maior intimidade para sair perguntando coisas muito pessoais. Eu não me incomodo. Acho até uma boa forma de fazer amizades rapidamente.

Estas foram algumas novas curiosidades sobre os costumes canadenses.

Até o próximo Costumes e Manias!

Leia também:

Costumes e Manias 1

Costumes e Manias 2

Costumes e Manias 4

Costumes e Manias 5

Sigam-nos no Instagram! @canada_segundo_os_brasileiros