Percebi que um dos assuntos mais procurados no blog é o de costumes. Então aí vai mais um Costumes e Manias dos canadenses.

Xarope de Maple: maple é a árvore típica do Canadá (cuja folha está representada na bandeira). E sua seiva bruta é usada para se fazer o xarope de maple. É como um caramelo, bem doce também. O fato é que o pessoal daqui adora esse xarope. Colocam em tudo quanto é tipo de comida. No pão, na panqueca, em comidas doces, comidas salgadas, e por aí vai.

xarope de maple

xarope de maple

 

Income Property: é até nome de programa de TV. Com juros baixos, é pouco vantajoso deixar dinheiro no banco. Então é bem comum as pessoas investirem em imóveis para aluguel.

Do-It-Yourself: como serviços aqui custam caro, quando alguma coisa em casa quebra, é você mesmo que conserta. Então quem não é muito habilidoso, precisa tomar coragem e colocar a mão na massa. É assim que as pessoas se viram aqui.

Porão: toda casa aqui tem porão. Quando uma construtora entrega uma casa, ela vem com o porão, pois é lá que ficam toda a parafernalha das casas daqui: boiler (aquecedor de água), sistema de climatização central, sistema de aspirador central, canos, etc. Mas o porão vem inacabado, isto é, sem acabamento de paredes, teto e piso. O comprador que configura e acaba o seu porão conforme seu gosto. Algumas pessoas não terminam o acabamento e usam o porão só como depósito mesmo. Mas a maioria faz o acabamento e amplia a área útil da casa, o que aumenta também o valor da casa.

Tim Hortons: é uma rede canadense de cafés, muffins, donuts e coisas do gênero. Só tem aqui no Canadá, mas tem um em cada esquina. É muuuuuito popular. De manhã, quase todo mundo passa no Tim Hortons e leva seu café e seu muffin para o escritório. Às vezes, em reuniões no trabalho, o pessoal leva caixas de muffins e uma espécie de garrafa térmica de café em forma de caixa. É algo assim:

coffee box

coffee box

Falando em café, aqui no Canadá o pessoal toma cafés gigantes. São copos de 500, até 700 ml. Mas para aguentar tudo isso de café, é claro que ele é bem fraco. Aqui não se toma café forte como no Brasil.

Roupas amassadas, sem combinar ou de estilo peculiar também são normais por aqui. Ninguém passa a roupa perfeitamente, como no Brasil. E cada um veste o que quer, ninguém se preocupa com o que os outros vão pensar.

Bom, por hoje é isso. Até o próximo Costumes e Manias!

Leia também:

Costumes e Manias 1

Costumes e Manias 3

Costumes e Manias 4

Costumes e Manias 5

Sigam-nos no Instagram! @canada_segundo_os_brasileiros