Tags

, , , , , , , , , , , , ,

Para deixar bem claro para quem ainda não conhece o Canadá, vou esclarecer o que é e o que não é verdade sobre o país e, principalmente, sobre o inverno.

“No Canadá faz um frio do (piiiii)”: Verdade, faz mesmo. Se você quer diminuir um pouco este problema, pode optar por morar em Vancouver, onde o frio é (um pouco) menos intenso. Aqui em Montréal, a temperatura pode chegar a -40C! Mas é raro. O “normal” é chegar até -30C no inverno, mas com sensação de -40C, isso sim. (E no final é a sensação que vale né…)

“Abaixo de -15C, dá tudo na mesma”: Mito. OK, acho que esse era um pensamento só meu. Mas aproveito para compartilhar. Não é igual não. Dá pra saber muito bem se a temperatura está na faixa de -20, -30 ou -40.

“No inverno o frio é constante”: Parcialmente verdade. É verdade que não vai fazer calor no inverno. Não mesmo. Mas a intensidade do frio varia bastante. Numa semana pode estar -30 e na outra estar 0 grau. Ou até alguns graus positivos. É uma montanha russa.

“O corpo se acostuma com o frio”: Parcialmente verdade. Realmente o corpo humano tem uma capacidade de adaptação incrível. No final do inverno, 0 grau parece uma temperatura super agradável! Mas acho que não há como se acostumar a -30 ou -40. Mesmo o pessoal daqui reclama.

“O maior problema do Canadá é o frio que faz”: Verdade. Com certeza o frio é o maior problema, mas eu diria que não tanto pela intensidade, mas pela duração do inverno.

“No Canadá, o inverno dura 11 meses”: Mito

“No Canadá, o inverno dura 9 meses”: Mito. É claro que tudo depende de onde você vai morar. Se você for morar lá no norte, o popular “fim do mundo”, talvez seja verdade. Mas na faixa sul, perto da fronteira com os EUA, e onde se situam todas as cidades importantes, o inverno dura cerca de 5 meses (de meados de novembro a meados de abril. Um pouco mais ou um pouco menos dependendo do ano.

“Mas os 5 meses de inverno parecem 11”. Verdade.

é bem isso!

é bem isso!

“No Canadá não faz calor”: Mito. Faz e muito. Principalmente de junho a setembro. Aqui em Montréal, a temperatura pode chegar a +35C!

“O Canadá é um país perfeito”. Mito. Existem problemas, como em qualquer lugar. Os problemas acho que variam muito de província para província. Aqui no Québec, eu diria que existe um problema atualmente com o sistema de saúde, que muita gente reclama. Eu não tenho ainda experiência para avaliar. Outro problema é uma certa instabilidade política. Se um partido de esquerda está no poder, sempre aparecem uns ruídos de independência do Québec. Por fim, eu diria que o asfalto das ruas de Montréal é bem ruim. Ele racha com o frio, aí depois a prefeitura é bem lenta para arrumar.

“O Canadá é um país bilígue”. Mito. É verdade que o país tem 2 línguas oficiais: francês e inglês. Mas todas as províncias falam somente inglês. Apenas Québec é bilíngue, sendo a primeira língua o francês e a segunda o inglês.

“Canadenses são educados e gentis”. Verdade. Claro que existem exceções, mas no geral, são sim. E bem receptivos. E adoram ouvir nossas histórias de imigração.

“Canadenses são fechados e não fazem amizade com imigrantes”. Mito. Vejo muitos imigrantes falando isso, mas não é verdade. Se você for analisar, na verdade são esses imigrantes que se fecham no seu mundo. Os canadenses que conhecemos são todos ótimos, já nos convidaram para jantar na casa deles, sair para passear, etc. Mas é claro que ninguém vai bater na sua porta e dizer “Oi, quer ser meu amigo?”. É importante que o imigrante tenha uma vida social. É assim que se conhecem pessoas, não é?

“Em Montréal, dá pra viver só com o inglês”. Verdade. É possível viver em Montréal sem falar francês sim. Conheço muitas pessoas que só falam inglês. Mas se falar os dois, melhor. Saber só o francês também não é o ideal. O melhor é falar ambos. Mais portas serão abertas.

“A segurança é um ponto forte do Canadá”. Verdade. As cidades canadenses são de longe mais seguras que qualquer cidade brasileira.

Nossa, acho que já foi suficiente por hoje! Vou deixar um pouco para outro post mais pra frente.

Espero que tenham gostado.

Au revoir!

 

** Procurou um assunto e não encontrou no blog? Escreva um comentário abaixo com sua sugestão de tema para o próximo post. Sua sugestão será super apreciada! Obrigado!! **

Anúncios